Coordenação estadual reforça ações do Pronasci

ASCOM BOT
Publicado 29/10/2008 07:10:10

Camaçari está próxima de ser contemplada com mais uma política de apoio às mulheres. O acordo foi reforçado durante reunião entre a gestora local do Mulheres da Paz, Ieda Franco, e representantes do Município. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito.

Após a reunião, o grupo seguiu para o Caic (Centro de Atendimento Integral a Criança e ao Adolescente) e Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. As secretarias municipais da Mulher (Semu) e da Assistência Social (Seas)também foram visitadas.

O Mulheres da Paz integra as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em Camaçari, primeiro município baiano contemplado pelo Governo Federal que recebe a visita da coordenação estadual.

“Aqui já existe toda uma política voltada ao atendimento à mulher, por isso resolvi conhecer, in loco, as ações desenvolvidas na cidade”, diz Ieda Fraco, que também propôs uma audiência pública na Câmara de Vereadores para apresentação do projeto.

Ainda segundo a gestora local, a proposta é que o projeto contribua com a redução dos índices de violência e ofereça mecanismos de defesa às mulheres, “que precisam ser instruídas porque geralmente chefiam famílias e estão em contato direto com jovens em situação de vulnerabilidade social”, acrescenta.

A assinatura do convênio para execução do projeto será assinado em breve entre a Prefeitura e Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia (Sedes), responsável pela coordenação do Mulheres da Paz no Estado.

O projeto, que deve ser executado no Município a partir do próximo ano, prevê a formação de lideranças comunitárias para que possam atender famílias envolvidas com jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

O benefício atende 100 mulheres dos Phoc´s 1, 2 e 3, bairros de Camaçari atendidos pelo Pronasci. A bolsa é válida por um ano, podendo ser prorrogada por mais 12 meses. O valor é de R$ 190,00.

A capacitação tem um prazo de 30 dias e traz informações sobre Lei Maria da Penha, acesso à justiça, conhecimentos de informática, apoio psicossocial coletivo e ações Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

Atualmente a Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia aguarda processo licitatório para contratação do órgão responsável pela seleção pública e capacitação das mulheres beneficiadas.

Estiveram presentes na reunião a prefeita em exercício, Tereza Giffoni, a secretária municipal do Governo (Segov), Jailce Andrade, a coordenadora do Pronasci em Camaçari, Selmária Matos, além de representantes das Secretarias da Mulher, Suelly Albuquerque e da Assistência Social, Albanice Nunes.

Foto: Nelinho Oliveira

Dirigente do Pronasci foi recebida pela prefeira em exercípio -

Mais Notícias

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur e STT

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.