Controle do cipó-de-chumbo preserva fauna e flora

ASCOM BOT
Publicado 08/09/2008 12:09:20

Como medida de preservação da flora e fauna nativas, agentes da Defesa Civil de Camaçari, do Tiro de Guerra e técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estão retirando o cipó-de-chumbo, vegetal considerado parasita que tem destruído árvores e arbustos da região da lagoa de Guarajuba e do rio Capivara.

A ação é realizada uma vez por mês, durante todo o ano, e conta com mais de 40 homens. Em cada operação, são extraídos de seis a sete caminhos da espécie predadora. São utilizados para a remoção, facões, foices e ganchos.

De acordo com a Defesa Civil, o objetivo da iniciativa é manter o equilíbrio natural das regiões, que são áreas de proteção ambiental.

À medida que o cipó-de-chumbo suga o material nutritivo da vegetação nativa, matando-as, os animais ficam sem fonte de alimentação, desequilibrando a cadeia alimentar. Os prejuízos também chegam aos rios, manguezais, lagoas e dunas.

Apesar de a espécie predatória ser uma planta, e por isso importante para o meio ambiente, é necessário evitar a multiplicação e, por consequência, a destruição do restante da flora. “O cipó-de-chumbo é importante, mas não em excesso, pois assim se transforma em praga”, afirma o coordenador-geral da Defesa Civil, Silvestre Almeida.

O cipó-de-chumbo não possui folhas nem clorofila. Por não realizar o processo de fotossíntese, vital para a nutrição de toda planta, a espécie parasita as existentes. Ela tem estruturas que penetram na vegetação hospedeira e retira os nutrientes.

Foto: Arquivo Seplan

Ação da Defesa Civil e Exército mantém o equilíbrio ecológico -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste domingo (7/3)

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.