Complexo promove inclusão social em Camaçari

ASCOM BOT
Publicado 18/03/2009 01:03:28

Foi com a missão de promover a inclusão social e a cidadania em Camaçari, que foi inaugurada, em 22 de março de 2007, a Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.

Apesar de ainda ser muito jovem, com quase dois anos, a instituição conseguiu dar passos largos na busca do desenvolvimento social através da educação, arte, cultura e esporte.

O trabalho social é desenvolvido através da promoção de cursos, capacitações, oficinas, atividades artísticas e culturais, e rendeu, inclusive, o prêmio Top Social Nacional 2008, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) como reconhecimento pelo papel da instituição no Município.

O Top Social Nacional premiou 26 organizações de todo o país e a Cidade do Saber foi a única do norte-nordeste contemplada.

Desde que entrou em funcionamento, o complexo prestou 130 mil atendimentos, seja através dos cursos e oficinas ou da participação em espetáculos, exposições, workshops, seminários e atendimento nos espaços permanentes como a gibiteca (conta com acervo de gibis), brinquedoteca e lan house.

Até o momento, aproximadamente, 15 mil pessoas foram beneficiadas por algum dos 36 cursos regulares oferecidos na área de educação, arte, cultura, esportiva e de promoção à saúde.

Por acreditar no trabalho desenvolvido pela Cidade do Saber, algumas empresas firmaram convênios de parceria com a instituição, dentre elas, o complexo hoteleiro Sol Meliá, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), a Petrobras, a Braskem, Tigre, Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a Biblioteca Nacional e a Fundação Odebrecht.

Pela grandiosidade das ações desenvolvidas no espaço, tido como um dos maiores centros de inclusão social da América Latina, a Cidade do Saber despertou o interesse da equatoriana Carla Guerron, PHD, doutora em Antropologia pela Universidade de Delaware, nos Estados Unidos.

Carla Guerron esteve em Camaçari no ano passado para realizar um estudo etnográfico no qual pesquisa a influência que a instituição exerce na vida dos moradores da cidade. Na ocasião, Carla Guerron observou que nem nos Estados Unidos existe um lugar como a Cidade do Saber.

ESTRUTURA
Graças à qualidade da estrutura, o complexo sediou grandes eventos, como o Festival Internacional de Teatro (FIAC), o Encontro Nacional de Dança – Ballace; o Fórum Nacional de Defesa Civil, o Campeonato Baiano de Boxe.

O complexo de inclusão social também atraiu personalidades políticas, sociais, artísticas e do esporte, como os teólogos e intelectuais, Frei Beto e Leonardo Boff, os embaixadores do Congo e da Nigéria e representantes da ONU e da Microsoft, o cantor Daniel e o músico Arthur Moreira Lima, o ator Wagner Moura, os jogadores de vôlei, Giovane Gáveo, Virna, Marcelo Negrão e a ginasta da Seleção Brasileira, Marcela Menezes.

Instalada no centro da cidade, a instituição conta com uma moderna e completa estrutura instalada em um terreno de 22 mil metros quadrados, sendo 9,5 mil metros quadrados de área construída.

No espaço, funciona um verdadeiro complexo educacional, cultural e esportivo com toda a infra-estrutura necessária para oferecer um ótimo atendimento à comunidade.

São 28 salas de formação, 13 salas de aula, quatro auditórios, biblioteca, gibiteca brinquedoteca, videoteca, auditório de teleconferência, duas salas de informática, duas lan houses, teatro para 567 pessoas, três piscinas (duas infantis e uma adulta semi-olímpica), ginásio de esportes com dimensões oficiais e cafeteira.

Slideshow | 5 fotos

Complexo promove inclusão social em Camaçari

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades da pasta

Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades ...

Sedur amplia número de atendentes do “Disque Denúncia”

Sedur amplia número de atendentes do “Disque Denúncia”

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.