Comitê de Camaçari apóia medidas para prevenir a Aids

Iwwa Agência
Publicado 24/04/2008 05:04:30

O Comitê de Enfrentamento do HIV/Aids do município de Camaçari, formado pelos coordenadores das secretarias de Saúde/CRES, da Mulher, da Educação (Seduc), do Gapa (Grupo de Apoio e Prevenção à Aids) e das unidades escolares, promoveu reunião quinta-feira (24/04) pela manhã, na Secretaria da Mulher (SEMU), para agregar os novos parceiros e apresentar as ações futuras.

O grupo, apesar de fundado em abril de 2006, ainda está em fase de estruturação. O objetivo é articular estratégias de prevenção à Aids no Município, melhorar e fortalecer as ações locais de precaução à doença e apoiar as atuações das secretarias e outras organizações no enfrentamento da epidemia.

Entre os diversos planos de extensão dos projetos está o de ampliar o número de representantes, como forma de fortalecimento, dar legitimidade e visibilidade a ajuda aos órgãos e sustentar as ações de prevenção junto aos jovens e a população em geral.

De acordo com a representante da SEMU e membro do Comitê, Ana Clécia Alves, há escolas no Município parceiras do projeto como a Maria Quitéria, Luís Pereira Costa e Luís Rogério, sendo que cada estabelecimento educacional escolhe 10 alunos, da 5ª a 8ª série, para fazer parte do grupo.

Os estudantes serão capacitados para serem multiplicadores dos projetos. O critério de indicação para que os jovens façam parte da divulgação e apóiem a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis é o perfil do aluno, ou seja, tem de ser uma pessoa participativa, interessada e responsável.

Segundo Márcia Lacerda, coordenadora do Centro de Referência de Especialidades em Saúde (CRES), há um total de 110 pacientes com o vírus HIV no município, 83 com HIV positivo atendidos no CRES, 52 em uso de Terapia Anti-retroviral (TARV), popularmente conhecido como coquetel, e 581 pacientes atendidos pelo CRES, onde 46% são homens e 54% mulher.

Foto:

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.