Com medidas sanitárias reforçadas prefeitura segue com testes rápidos

ASCOM
Publicado 16/07/2020 01:07:28

As estratégias de combate à pandemia executadas pela Prefeitura de Camaçari seguem a todo vapor, e por meio da Secretaria da Saúde (Sesau) e de diversas pastas municipais, como a dos Serviços Públicos (Sesp), a gestão percorre por bairros da sede e costa do município para levar a ação integrada de enfrentamento ao novo coronavírus. Durante a iniciativa, que conta com o serviço de desinfecção e higienização, a comunidade tem acesso à testagem rápida que diagnostica a Covid-19. Nesta quinta-feira (16/7) os bairros atendidos foram Catu de Abrantes e Barra do Jacuípe.

Em cada localidade, os profissionais realizam testes e dão orientações à população sobre como se prevenir do contágio da doença, conforme explica a Diretora do Distrito de Monte Gordo, Tatiane Santos Pires. “O nosso objetivo aqui é de atender bem a população e orientar os pacientes a manterem as medidas de higiene, de precaução, por meio do uso de máscara e o distanciamento social”, disse ao explicar como ocorre todo o procedimento.

“Ao chegar ao local, o paciente pega uma senha, que está sendo distribuída para organizar o fluxo de pessoas; passa pela triagem, quando são avaliados os critérios de indicação do teste e se está no tempo oportuno; sendo aprovado nesta etapa, o paciente realiza o teste. Em caso de reprovação, é feito um agendamento para que o cidadão faça o exame na unidade de saúde do bairro em que reside. Após esse processo de triagem, o paciente faz o teste e aguarda o resultado, que fica pronto em 15 minutos”, explicou detalhadamente.

Morador de Barra do Jacuípe, Cristovão Passos contou que procurou fazer o exame, pois se enquadra no grupo de risco por ser cardíaco e ter mais de 60 anos. “Minha enteada avisou sobre essa ação e eu imediatamente me arrumei. Resolvi fazer o exame porque tenho problema de coração e já apresentei alguns sintomas, como dor no corpo e gripe, mas graças a Deus estou saindo feliz com o resultado negativo”, relatou ao acrescentar que vai manter os cuidados de prevenção.

Quem também aproveitou a ocasião para fazer o teste foi o morador da localidade, Claudemir Melo. “Estou afastado do trabalho por apresentar sintomas gripais e não podia perder essa oportunidade. Apesar de estar gripado, o resultado deu negativo. Agora é ir pra casa, descansar e continuar me cuidando”, contou.

A gestão pública informa que para fazer o teste rápido do tipo IGG/IGM é preciso seguir alguns critérios, a exemplo de pacientes que tiveram os sintomas gripais, como febre, dor de garganta, coriza, obstrução nasal, dor de cabeça; pessoas que tiveram contato com pacientes positivos; profissionais de saúde e de segurança; portadores de doenças crônicas sintomáticos; população economicamente ativa, de 15 a 59 anos; além de idosos acima de 60 anos.

As ações continuam sendo realizadas conforme programação abaixo:

Distrito Sanitário da Sede – Todas iniciam a partir das 9h

17/7- Gravatá – no entorno da unidade de saúde
21/7- Nova Aliança – no entorno da unidade de saúde
24/7- Renascer (Phoc) – no entorno da unidade de saúde
28/7- Nova Vitória – no entorno da unidade de saúde
31/7- Ponto Certo – no entorno da unidade de saúde

Distrito Sanitário de Abrantes – Todas iniciam a partir das 9h

21/7 – Arembepe – Local: Em frente à UBS

Distrito Sanitário de Monte Gordo – Todas iniciam a partir das 9h

21/7 – Monte Gordo – Itaipu – Local: Em frente à Escola Municipal Prof.ª Marcelina Bispo da Silva

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de março de 2021

Camaçari fecha 2020 com superávit de R$ 61 Milhões

Camaçari fecha 2020 com superávit de R$ 61 Milhões

Secult oferta atendimento para comunidades da costa e zona rural

Secult oferta atendimento para comunidades da costa e zona rural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.