Cidade do Saber garante assistência e lazer ao idoso

ASCOM BOT
Publicado 30/05/2008 02:05:44

As atividades culturais e esportivas desenvolvidas pela Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro estão mudando a vida de toda população de Camaçari. Em março deste ano, completou um ano de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde do idoso.

A garantia de integração com a comunidade e melhoria da auto-estima da terceira idade também é uma preocupação da instituição, considerada um dos maiores complexos educativo, cultural e esportivo do país.

Hoje os idosos têm a oportunidade de usufruir, gratuitamente, de diversas modalidades esportivas e oficinas culturais. Ao longo de toda semana, são realizadas aulas de hidroginástica, natação, ginástica localizada, além de pintura em tela, seda, reciclagem e pintura artística em camisa.

Segundo alguns alunos, as oficinas culturais são uma alegria para toda a família. “Participar da oficina de reciclagem é uma ótima terapia. Ao mesmo tempo em que me distraio, desenvolvo o aprendizado e conheço ótimas companhias. Estou aqui há seis meses e já aprendi a fazer bonecos, peixes e porta-retratos”, comemora Maria da Cruz Almeida Silva, 60 anos.

Para participar, os interessados devem comparecer a Cidade do Saber munidos de RG e comprovante de residência, mais exames dermatológico e preventivo, no caso das candidatas aos esportes aquáticos, e urológico e dermatológico, em se tratando de homens para estas modalidades.

A dona-de-casa Lêda Souza de Deus encontrou na hidroginástica uma nova forma de viver. “Vim por intermédio de uma amiga e hoje a Cidade do Saber se tornou uma extensão da minha casa porque aqui cuido da saúde e faço novas amizades.

Não perco um dia de aula e até aprendi a fazer vários movimentos na água, garante Lêda Souza. Um tempo depois trouxe minha filha para fazer hidroginástica também. Aos 67 anos, descobri que não há idade para ser feliz e praticar esportes”, brinca a moradora da Gleba A.

As atividades esportivas ainda constituem uma política de saúde à pessoa idosa. O complexo representa uma alternativa para quem necessita fazer tratamento. “Nos dias que não venho para as aulas de hidroginástica meu corpo fica cansado e dolorido. Se a Cidade do Saber não oferecesse esse serviço não teria condições financeiras de pagar as aulas para completar meu tratamento”, diz Paulino Cidreira de Souza, 51 anos, há 14 vítima de um acidente de trabalho.

HISTÓRIA
Desde a inauguração, em março de 2007, a Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro atendeu cerca de 105 mil pessoas, com palestras, cursos, seminários, atividades esportivas, exposições de arte, lan house e brinquedoteca.

O teatro, segundo maior do estado, é um espaço cultural para população, que já pôde assistir a 42 espetáculos de dança, música e teatro e 7 exposições e 96 eventos, entre palestras, seminários e congressos. O público foi de quase 82 mil pessoas.

A estrutura conta com dois camarins grandes, com capacidade para 15 pessoas e dois pequenos, espelhos, banheiros, Foyer climatizado, 66 refletores, um moderno sistema de sonorização, acessos laterais e duas saídas de emergências. Além disso, o teatro possui 568 lugares, sendo 10 adaptados para portadores de necessidades especiais.

O trabalho realizado pela Cidade do Saber em Camaçari ganhou reconhecimento nacional. No dia 25 de junho, o complexo esportivo, educacional e cultural recebe o Prêmio Top Social 2008, que contempla iniciativas com destaque na prática social responsável.

O projeto Cidade do Saber: um modelo de educação para a cidadania foi um dos 26 selecionados de um total de 203 inscritos em todo o país. A solenidade acontece às 19h, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Recentemente venceu o prêmio Top Social 2007, um dos mais significativos selos de responsabilidade social do Norte/ Nordeste.

Foto: Agnaldo Silva

A terceira idade é atendida por programas especiais -

Mais Notícias

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur e STT

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.