Cidade do Saber completa três anos de existência

Iwwa Agência
Publicado 22/03/2010 05:03:34

A Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro comemorou nesta segunda-feira (22/03), três anos de funcionamento. Cada aniversário é considerado um marco para população de Camaçari, que ganhou uma nova vida após ingressar nos cursos oferecidos gratuitamente pela entidade. Até então, cerca de 20 mil pessoas já usufruíram das atividades regulares de um dos maiores complexos de inclusão social da América Latina.

Hoje, mais de 7,4 mil pessoas são atendidas. Crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais são beneficiados com 22 diferentes modalidades nas áreas de esporte e arte.

No local, são oferecidos cursos de vôlei, basquete, futsal, futebol, xadrez, natação, hidroginástica, caratê, ginástica rítmica (GR), boxe e capoeira. Teatro, dança de salão, balé, inglês e espanhol, desenho e pintura, dança moderna, pintura em tela, artesanato em recicláveis, oficina brincarte (voltada para crianças) e musicalização fazem parte da modalidade artística.

A Cidade do Saber também é responsável pela configuração de um novo perfil da cidade, modificada, principalmente, pela formação da cultura de platéia. Os espetáculos realizados e eventos debatidos no teatro, segundo maior da Bahia, têm contribuído para a formação cultural e educacional dos moradores. Em três anos, foram 120 mil atendimentos prestados em apresentações, exposições no Foyer e eventos relacionados a políticas públicas e iniciativa privada.

Sem falar nos talentos esportivos que surgem ao longo dos treinos. Um grande exemplo são os sete alunos do balé que foram selecionados para o Curso de Formação Dança Clássica da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil.

PONTO MÓVEL
Para as pessoas que não possuem condições de se deslocar até a sede de Camaçari, o Ponto Móvel Cidade do Saber vai até eles. A iniciativa realiza oficinas de arte-educação, pintura em tela, em camisa e artes plásticas, além de apresentação de peças teatrais. A população ainda tem acesso a uma biblioteca, que reúne um acervo de mil obras literárias e revistas, brinquedoteca, lan house com três computadores e uma televisão de plasma para exibição de filmes.

As atividades acontecem de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, permanecendo um dia em cada local, durante três meses. Nas sextas-feiras, a equipe que coordena e executa o projeto se reúne para planejamento interno e avaliação da opinião popular. O atendimento retorna no sábado, com a pré-seleção do projeto Palco da Cidade e aula de ginástica.

NOVOS PROJETOS
Para este ano, estão previstas implantação do Museu de Ciência e Tecnologia, Espaço Multiuso com cine-auditório e biblioteca, e ainda o lançamento de uma Coleção de Revistas, que contém a história e cultura das localidades da orla.

Uma outra novidade foi o convênio assinado com a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), em agosto do ano passado. Cerca de 900 menores incluídos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) têm acesso a reforço escolar, aulas de esporte e arte. As atividades são ministradas em 14 associações comunitárias da sede e orla municipal.

Slideshow | 4 fotos

Cidade do Saber completa três anos de existência

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.