Ciat faz intermediação de mão de obra

ASCOM BOT
Publicado 03/03/2015 02:03:05

A população de Camaçari possui um grande aliado na contratação da mão de obra local, o Ciat (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador). O espaço realiza a intermediação com as grandes empresas que se instalam no Município e oferece serviços de pesquisa/cadastro para emprego, entrada para o seguro-desemprego, orientação profissional, cursos, oficinas e palestras.

O Ciat Camaçari atende diariamente cerca de 300 pessoas. Somente em 2014, o centro atendeu 72.400 para pesquisa/cadastro e encaminhou mais de 3 mil para receber o seguro-desemprego.

Localizado na praça Desembargador Montenegro, s/n, Centro, o Ciat funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento é realizado mediante a entrega de senhas, que acontece por ordem de chegada, a partir das 10h do dia anterior.

São entregues 250 senhas para pesquisa/cadastro de candidatos residentes na sede, 20 para moradores da orla, entregues às 10h, e mais 20 para seguro-desemprego, distribuídas às 9h. Todas para atendimento no dia seguinte, a partir de 8h.

Para se cadastrar no Ciat é necessário que o candidato esteja com documentos, como carteira de trabalho, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade.

Na unidade, são oferecidos cursos de atualização gramatical, matemática básica, marketing pessoal e social, atendimento ao cliente, almoxarifado, operador de empilhadeira, assistente administrativo, operador de caixa, dentre outros. O Centro oferece ainda assistência social aos trabalhadores cadastrados na unidade.

São oferecidas também oficinas em datas comemorativas, a exemplo dos dias do Trabalhador e da Mulher, com palestras referentes aos temas, os eventos acontecem em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

No momento, o espaço promove o Ciat nos Bairros, projeto que leva informações e serviços do Centro aos moradores da sede e da orla. Atualmente, a unidade possui um quadro com 22 funcionários, sendo um coordenador, um gerente, uma consultora de Recursos Humanos, uma assistente social, uma equipe com quatro pessoas responsáveis pela administração das vagas de emprego e assistentes administrativos. O espaço possui salas climatizadas e equipadas com cadeiras universitárias, além de auditórios com capacidade para 100 pessoas.

Geralmente, as empresas que se instalam no Município procuram o Ciat para solicitar mão de obra. As empresas informam a demanda aos profissionais, que lançam a vaga no sistema do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Em seguida os trabalhadores fazem pesquisas e são encaminhados para o processo de seleção.

O Ciat Camaçari está diretamente ligado à Prefeitura, através da Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Econômico).

Foto: Divulgação

CIAT fica na praça Desembargador Montenegro -

Mais Notícias

Vence dia 20 o pagamento com desconto da cota única do IPTU

Vence dia 20 o pagamento com desconto da cota única do IPTU

Sesp reforça higienização de espaços públicos abertos em Camaçari

Sesp reforça higienização de espaços públicos abertos em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de fevereiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.