Chegada de mil quilos de pescados marca lançamento

ASCOM BOT
Publicado 19/02/2018 03:02:04

Sob aplausos e muita expectativa de melhorar a vida dos pescadores artesanais do município o programa Mar Azul é lançado na praia da Espera, em Itacimirim, orla de Camaçari. O momento foi marcado pela chegada do principal barco escola do projeto de capacitação para pesca oceânica de média escala, primeira iniciativa do programa. A embarcação trouxe uma remessa de pescados com cerca de mil quilos, após seis dias em alto-mar.

O prefeito Elinaldo Araújo, entusiasmado, falou da importância da ação do governo. “O projeto vai permitir os pescadores saírem da informalidade. Queremos melhorar a vida deles qualificando e dando oportunidade de aumentar a renda familiar”, declarou o gestor do município ao lembrar que a iniciativa reflete em toda comunidade, aquecendo a economia local e o turismo.

O secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), Antonio Falcão, agradeceu o empenho da equipe de trabalho que garantiu o sucesso na formulação e execução do projeto. “Vamos promover melhores condições de trabalho e aumento de produtividade para os pescadores. Nossa meta é tornar Camaçari referência regional na produção, beneficiamento e comercialização de pescado”, concluiu.

Pescador artesanal da localidade há oito anos, Luiz Carlos de Jesus, 36 anos, não perdeu a chance e já garantiu uma das 60 vagas oferecidas. “Quero aumentar a minha produção e esse é um excelente momento pra isso, pois a expectativa é crescer em 60%”, disse ao contar que sua vontade é viver exclusivamente da pesca, o que ainda não é possível, pois precisa complementar a renda com serviços de segurança e mototáxi.

Presidente do Conselho Comunitário de Moradores de Itacimirim e Barra do Pojuca, Carlos Eduardo Cunha ressaltou que “esse é um importante passo para o fortalecimento da atividade pesqueira no município e vai refletir no acesso a produtos de qualidade por moradores e turistas”.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, José Tude, secretários e vereadores municipais, além de moradores e pescadores.

 

O PROJETO

O primeiro projeto do programa Mar Azul está voltado para a capacitação de pescadores artesanais e visa transferir tecnologia para o desenvolvimento da pesca oceânica de média escala. Inicialmente serão beneficiados 60 homens, que sejam pescadores ou possuam relação com a pesca no município e estejam em situação de vulnerabilidade social.

A qualificação vai durar entre seis e oito meses e está dividido em cinco etapas: curso teórico com internação no barco escola, prática com 2 períodos de 10 dias embarcado, confecção de Espinhel (Aparelho de pesca que consiste numa corda comprida ao longo da qual são fixadas, de distância em distância, linhas munidas de anzóis), curso de Aquaviário, ministrado pela Marinha do Brasil, e arrendamento de embarcações para a tripulação formada, que será composta pelos melhores alunos.

A qualificação será conduzida por uma equipe técnica formada por instrutor, enfermeira, armador, motorista de pesca, pescador profissional, capitão de marinha, engenheiro de pesca, monitor de aulas teóricas, assistente social e técnica em Meio Ambiente serão responsáveis pela execução do projeto.

Durante o período de capacitação os inscritos, além das aulas, terão acesso à alimentação, participação nos lucros sobre a produção de pescado durante o treinamento, equipamentos de proteção individual, material específico para pesca de espinhel pelágico e de fundo, e a garantia de composição da tripulação dos barcos arrendados pelos melhores alunos.

 

INSCRIÇÃO

O lançamento já marcou o início das inscrições na Associação de Pescadores de Itacimirim e Barra do Pojuca. A partir desta terça-feira (20), os interessados poderão fazer o cadastro também na sede da Sedap, localizada na Rua do Migrante, sala 11, Casa do Trabalho, ou em outras quatro associações de pescadores na orla, Associação de Pescadores de Busca Vida, Colônia Z14, em Arembepe, de Barra do Jacuípe e a de Guarajuba. O prazo para se inscrever encerra dia 28 de fevereiro.

Os interessados devem apresentar originais e cópias de RG, CPF, comprovante de residência do município, Número de Inscrição Social (NIS) e formulário devidamente preenchido, que pode ser obtido no momento do cadastro ou através deste link.

Slideshow | 6 fotos

Chegada de mil quilos de pescados marca lançamento

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste domingo (7/3)

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.