Câncer de mama é tema de palestra no Ciat

ASCOM
Publicado 10/10/2018 03:10:14

Slideshow | 5 fotos

Câncer de mama é tema de palestra no Ciat

A decoração toda especial com tons de rosa saudou o clima de cuidado e prevenção que o Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat) proporcionou na manhã desta quarta-feira (10/10), aos profissionais da cidade. O ato foi uma homenagem ao movimento mundial “Outubro Rosa”, e na ocasião foram apresentados assuntos que expuseram a importância do autoexame para a detecção precoce do câncer de mama.

Temas como autoestima, empoderamento e autonomia foram tratados na palestra da psicóloga Lília Regina Santana. “É preciso que a pessoa saiba a importância de se conhecer como um todo e, dentro desta perspectiva, ela consiga fazer o diagnóstico precoce e receba os cuidados médicos e psicológicos necessários”, declarou Lília.

Em seguida, foi a vez da assistente social Verônica Góes apresentar os benefícios que os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município oferecem às pessoas que obtiveram alguma deficiência após o câncer de mama. “Às vezes a doença traz a vulnerabilidade física e social e, para lidar com isso, existem mecanismos como a Prestação Continuada e o Passe Livre que fortalecem o vínculo daquela pessoa com a sociedade”, afirmou Verônica.

Dona Fátima Santos descobriu a doença aos 55 anos de idade, e em 2016, fez a cirurgia da retirada de um seio. Ela não permitiu que isso se tornasse um motivo para desanimar e hoje ela fez questão de testemunhar sua história durante o evento. “Não esmoreci um segundo sequer e tive muita fé para encarar todo o processo doloroso do tratamento do câncer. Graças a Deus e a minha família, tive o apoio necessário para lidar com essa doença e peço a todos os homens e mulheres que se toquem, pois amanhã pode ser tarde demais”, alertou Fátima.

Na oportunidade o supervisor de captação do Ciat, Cleyton Barbosa, salientou a importância dessas atividades informativas na unidade para motivarem os profissionais à prevenção consciente da saúde. “O Ciat dispõe de uma variedade de capacitações técnicas e de saúde para melhor atender ao cidadão e as apresentações de hoje foram propulsoras para a devida atenção com o corpo e mente humana”.

Mais Notícias

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Nota de pesar pelo falecimento de Ubiramar de Araújo

Nota de pesar pelo falecimento de Ubiramar de Araújo

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.