A decoração toda especial com tons de rosa saudou o clima de cuidado e prevenção que o Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat) proporcionou na manhã desta quarta-feira (10/10), aos profissionais da cidade. O ato foi uma homenagem ao movimento mundial “Outubro Rosa”, e na ocasião foram apresentados assuntos que expuseram a importância do autoexame para a detecção precoce do câncer de mama.
Temas como autoestima, empoderamento e autonomia foram tratados na palestra da psicóloga Lília Regina Santana. “É preciso que a pessoa saiba a importância de se conhecer como um todo e, dentro desta perspectiva, ela consiga fazer o diagnóstico precoce e receba os cuidados médicos e psicológicos necessários”, declarou Lília.
Em seguida, foi a vez da assistente social Verônica Góes apresentar os benefícios que os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município oferecem às pessoas que obtiveram alguma deficiência após o câncer de mama. “Às vezes a doença traz a vulnerabilidade física e social e, para lidar com isso, existem mecanismos como a Prestação Continuada e o Passe Livre que fortalecem o vínculo daquela pessoa com a sociedade”, afirmou Verônica.
Dona Fátima Santos descobriu a doença aos 55 anos de idade, e em 2016, fez a cirurgia da retirada de um seio. Ela não permitiu que isso se tornasse um motivo para desanimar e hoje ela fez questão de testemunhar sua história durante o evento. “Não esmoreci um segundo sequer e tive muita fé para encarar todo o processo doloroso do tratamento do câncer. Graças a Deus e a minha família, tive o apoio necessário para lidar com essa doença e peço a todos os homens e mulheres que se toquem, pois amanhã pode ser tarde demais”, alertou Fátima.
Na oportunidade o supervisor de captação do Ciat, Cleyton Barbosa, salientou a importância dessas atividades informativas na unidade para motivarem os profissionais à prevenção consciente da saúde. “O Ciat dispõe de uma variedade de capacitações técnicas e de saúde para melhor atender ao cidadão e as apresentações de hoje foram propulsoras para a devida atenção com o corpo e mente humana”.