Na próxima segunda-feira (10/03), começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). Em Camaçari, o início da mobilização será no Centro Educacional Marquês de Abrantes, em Vila de Abrantes, a partir das 9h30.
Destinada a meninas com idades entre 11 e 13 anos, a imunização será oferecida gratuitamente nas oito UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município. A meta é atingir cerca de 7 mil adolescentes.
Para alcançar o maior número possível de imunização, além da vacinação nas UBSs, a Sesau (Secretaria da Saúde), através do Departamento de Vigilância em Saúde, usará como estratégia a visita às escolas públicas e particulares do Município.
No ato da vacinação é preciso que a menina esteja munida do cartão de vacina e do documento que comprove a idade, tipo RG ou registro de nascimento. Caso não tenha o cartão de vacina, o mesmo será emitido na hora.
A campanha segue até o dia 10 de abril. As pessoas imunizadas na primeira etapa irão receber ainda mais duas doses de reforço, que serão aplicadas seis meses após a primeira dose (1º a 12 de setembro) e cinco anos após a primeira dose.
Decorridos 30 dias do término da campanha, a vacina passa a fazer parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente e pode ser encontrada em todas as unidades de saúde do Município.
Durante a mobilização, as vacinas podem ser encontradas nas UBSs de Arembepe, Monte Gordo e Vila de Abrantes, na orla, e nos bairros Nova Aliança, Camaçari de Dentro, Gravatá e nas Glebas B e E, na sede
Promovida pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Papilomavírus Humano oferece a vacina quadrivalente, recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que confere proteção contra quatro subtipos de vírus (6, 11, 16 e 18), sendo que os de números 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.
O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero, terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.

Campanha contra HPV começa em Vila de Abrantes -