Com o tema A Criança no Trânsito, a Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) realiza até quinta-feira (25/09) atividades de conscientização sobre importância da direção defensiva.
Agentes do órgão distribuem, na praça Desembargador Montenegro, 15 mil panfletos educativos. Além disso, a STT realiza blitze educativas e palestras nas escolas municipais.
Três carros estão batidos estão expostos em pontos estratégicos da cidade, como as praças Desembargador Montenegro, Abrantes e na avenida Jorge Amado.
Atraída pelos panfletos, Ana Lúcia dos Santos, 51 anos, ressalta a importância da campanha. Ações de prevenção e cidadania são muito relevantes. As crianças têm de aprender desde cedo o que é responsabilidade no trânsito.
De janeiro a julho, foram registrados 736 acidentes no trânsito de Camaçari, sendo 97 com vítimas. Se a média continuar, os números devem superar os registrados em 2007, quando houve no mesmo período 670 ocorrências.
Segundo dados da Superintendência de Trânsito e Transporte, os homens são mais imprudentes. Do total, 85% são do gênero masculino e têm entre 18 e 29 anos. Ainda de acordo com o órgão, os atropelamentos são as principais causas de acidentes no Município.
De acordo com Orlando Gomes da STT, a Semana do Trânsito em Camaçari tem o objetivo de disciplinar e orientar os condutores, além de alertar sobre a necessidade de transportar as crianças corretamente.
Bebês de um ano, por exemplo, devem ser transportados em cadeiras especiais aprovadas pelo Inmetro e presas ao cinto de segurança. A maior causa de acidentes está no desrespeito às leis, falta de orientação e a combinação do consumo de álcool e direção.

Criança é o principal foco da campanha deste ano -