O Programa Municipal DST/AIDS da Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari lança na terça-feira (14/10), às 9h, no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), no centro, a Campanha de Combate a Sífilis.
O objetivo da campanha, que só termina dia 23, é sensibilizar os homens para o risco da doença e a necessidade da realização do exame VDRL, que identifica a bactéria no organismo.
No SAC, a campanha terá entrega de panfletos com orientação, exposição de fotos e banner com informação sobre a sífilis, e a presença de uma enfermeira para esclarecimento à população.
A sífilis é uma doença crônica que compromete praticamente todos os órgãos e sistemas. Ela pode ser transmitida através da relação sexual sem camisinha, transfusão de sangue, durante a gestação e o parto.
PROGRAMAÇÃO
Em continuidade às atividades, a secretaria da Saúde, Efigênia Cardoso, abre oficialmente a campanha na quarta-feira (15/10), às 10h, no auditório do gabinete, no Centro Administrativo. Em seguida, acontece palestra sobre a sífilis congênita, ministrada pelo presidente da Sociedade Brasileira de DST/sessão Bahia.
Às 11h, será realizada apresentação do grupo teatral Fala Sério, do Gapa (Grupo de Apoio a Prevenção a Aids). A campanha continua até o dia 23, com orientação nos postos de saúde sobre as formas de prevenção, contágio e tratamento da doença e distribuição de preservativos para os sexos masculino e feminino.