Caminhada orienta sobre tuberculose

ASCOM BOT
Publicado 18/03/2015 11:03:32

A 4ª Caminhada de Apoio ao Controle da Tuberculose – diagnóstico, tratamento e cura para todos – aconteceu nesta quarta-feira (18/03). Com saída do Centro POP (Centro Especializado para a População em Situação de Rua), na avenida Concêntrica, e término na praça Desembargador Montenegro. Na ação foram distribuídos panfletos com informações sobre a doença e o tratamento na rede municipal de saúde, realizado por todas as unidades.

A ação tem o objetivo de garantir o acesso à informação, controle e cura. A agente de saúde do bairro Burissatuba, Claudiana Fontes, de 49 anos, afirmou que nas visitas às casas sempre pergunta se tem pessoas com tosse há mais de 3 semanas. Se a resposta for positiva, a orientação é procurar a unidade de saúde para investigar. A agente de saúde alerta ainda sobre alguns cuidados como higiene e ventilação da residência.

A professora Claudiane Lima, de 29 anos, passou pela caminhada e recebeu material informativo. “Acho importante essa iniciativa, porque as vezes a pessoa não sabe o que é a doença, pensa que é gripe e vai piorando a situação”, afirmou.

A tuberculose é uma doença bacteriana causada pela microbactéria tuberculosis ou bacilo de koch e ataca principalmente os pulmões. O principal problema é que as pessoas demoram muito para buscar o tratamento. O contágio é por tosse, espirro e fala próxima de pessoa com tuberculose. O tratamento dura seis meses ou mais.

A Caminhada foi realizada pela Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde), e contou com o apoio da STT (Superintendência do Trânsito e Transporte). Participaram do evento funcionários do Departamento de Atenção Básica, agentes comunitários, Departamento de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, a coordenação estadual do Programa de Controle da Tuberculose, Equipe dos Direitos Humanos, Academia da Saúde e o vereador Oto Maia (PT).

Slideshow | 4 fotos

Caminhada orienta sobre tuberculose

Mais Notícias

Camaçari segue Estado e amplia por mais 48 horas medidas restritivas

Camaçari segue Estado e amplia por mais 48 horas medidas restritivas

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de fevereiro de 2021

Nota de pesar pelo falecimento de Israel Batista

Nota de pesar pelo falecimento de Israel Batista

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.