Caminhada e devoção no cortejo de Arembepe

ASCOM BOT
Publicado 09/03/2009 12:03:57

Na próxima sexta-feira (13/03), a orla de Camaçari se transforma em um palco de devoção e beleza durante um dos eventos mais tradicionais do Município, a Festa de Arembepe.

A folia começa com o cortejo que sai às 11h, da Volta do Robalo, e segue em direção a igreja, localizada na Praça das Amendoeiras.

A caminhada, de dois quilômetros, será puxada por baianas, filhos de Gandhy, rodas de maculelê e capoeira, bandas de sopro e muita música, além de um minitrio, que anima moradores e turistas. Autoridades municipais e lideranças políticas também participam do cortejo.

A lavagem, que acontece há mais de 70 anos, homenageia o padroeiro da localidade e protetor dos pescadores, São Francisco de Assis. Tudo começou quando um grupo de pescadores saiu pelas ruas da antiga vila em devoção ao santo.

A lavagem de Arembepe passou de uma simples procissão em homenagem a um santo para uma grande festa com a presença de blocos e atrações nacionais. O cortejo encerra o ciclo de lavagens do Município, que começou em janeiro e já passou por Guarajuba, Monte Gordo, Barra do Pojuca e Jauá.

AREMBEPE

Localizada em uma das orlas mais bonitas do Estado, Arembepe está situada a 24 quilômetros de Salvador, e conta com uma excelente infra-estrutura de hotéis, pousadas, bares e restaurantes.

A localidade é famosa por abrigar a Aldeia Hippie, conhecida internacionalmente, como um símbolo da cultura alternativa da década de 70. Com isso, a Prefeitura através da coordenação de eventos resgata as tradições e manifestações culturais valorizando os costumes da terra.

Foto: Nelinho Oliveira

As baianas abrem o cortejo que sai da Volta do Robalo -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 3 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 3 de março de 2021

Vacinação contra Covid avançará para idosos de 80 anos acima

Vacinação contra Covid avançará para idosos de 80 anos acima

Sesp alerta sobre os cuidados com lixo doméstico durante pandemia

Sesp alerta sobre os cuidados com lixo doméstico durante pandemia

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.