Caminhada contra a dengue reúne mais de 5 mil

ASCOM BOT
Publicado 18/03/2009 02:03:39

Mais de 5 mil pessoas participaram nesta quarta-feira à tarde, da caminhada em comemoração pelo Dia Municipal de Mobilização contra a Dengue.

A manifestação, puxada pela Bamuca, saiu da praça dos 46. Estudantes, profissionais liberais, servidores e população seguiram até a praça Abrantes. Panfletos explicativos sobre o risco de manter água parada em recipientes descobertos, faixas e mosquitos estilizados ajudaram a mostrar a importância da participação de todos na campanha.

O prefeito Luiz Caetano, que fez questão de participar da caminhada, acredita que esse tipo de mobilização reforça o trabalho que a Saúde , com o apoio de toda máquina municipal, vem fazendo no Município.

A campanha ganhou o reforço da PM que cedeu um helicóptero. A aeronave do Grupamento Aéreo está sobrevoando a cidade para observar locais onde há tanques descobertos e possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegipty.

Animada pela Bamuca, a marcha foi considerada um sucesso pela secretária de Saúde do Município, Efigênia Cardoso.

O Dia Municipal de Mobilização começou com palestras em escolas e uma grande limpeza nos bairros Verdes Horizontes, Phoc 3 e Novo horizonte. O mutirão contou com a participação da população, secretários municipais e agentes comunitários e de endemias.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Marcos Nogueira, somente este ano foram distribuídas 1.600 capas de tonéis na sede e orla municipal.
“ Para que nosso trabalho tenha êxito, a população precisa colaborar e eliminar os focos da doença nas residências”, diz Marcos Nogueira. Segundo dados do Ministério da Saúde, de cada dez focos da dengue, oito estão em residências.

A caminhada, coordenada pela Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com as demais secretarias, teve o apoio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Defesa Civil, Conselho Municipal de Saúde, Polícia Militar, Anjos do Asfalto, SAMU-192, Superintendência do Trânsito e Transportes (STT), Tiro de Guerra e associações de bairro.

INSPEÇÃO DE IMÓVEIS
As ações de combate à dengue em imóveis fechados ganharam um importante reforço com a parceria do Ministério Público de Camaçari . A Prefeitura vai disponibilizar ao MP, a lista de imóveis do Município que os agentes não conseguem ter acesso.

O Ministério Público deve emitir requerimento judicial autorizando a entrada dos agentes de saúde nos locais. Segundo levantamento da Prefeitura, a orla e a região do Parque das Mangabas são as que concentram o maior número de imóveis fechados.

Mais Notícias

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Nota de pesar pelo falecimento de Ubiramar de Araújo

Nota de pesar pelo falecimento de Ubiramar de Araújo

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.