Caminhada alerta sobre prevenção

ASCOM BOT
Publicado 16/10/2017 11:10:03

Para marcar o mês de mobilização sobre o controle do câncer de mama, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realiza nesta terça-feira (17/10) a caminhada Outubro Rosa.  Com concentração na Praça Abrantes, a partir das 8h, a marcha seguirá até o Teatro Alberto Martins.

No local de chegada, está prevista uma programação especial com o objetivo de alertar as mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, por meio do autoexame e da mamografia, como maiores aliados no combate ao câncer de mama. 

Dados do Centro de Oncologia de Camaçari (CEONC) alertam que mais de 2% da população feminina do município têm câncer de mama. São 2.930 mulheres cadastradas e acompanhadas pelo centro que fazem o tratamento contra a doença.

Os exames de mamografia em Camaçari são realizados pela Policlínica, que disponibiliza 60 vagas semanais. Sendo 30 às terças-feiras e 30 às quartas-feiras. Às quintas-feiras, acontece a realização dos exames que não foram feitos nos dois dias. Para contemplar ainda mais mulheres, no mês de outubro, a Sesau está ofertando mais 40 vagas extras todas às sextas-feiras.

OUTUBRO ROSA

O “Outubro Rosa”, como é conhecido o movimento, é referente ao laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. A mobilização começou nos Estados Unidos no começo da década de 90, com algumas ações isoladas. Logo depois, o Congresso Americano aprovou uma lei que torna outubro o mês nacional – nos Estados Unidos – de prevenção ao câncer de mama.

Atualmente, a ação acontece em várias cidades ao redor do mundo e é direcionada à conscientização das mulheres. Para chamar mais a atenção das pessoas monumentos e paisagens são iluminados por uma luz rosa.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é a mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, totalizando 25% dos casos novos a cada ano.

A estimativa do instituto é de que mais de 57 mil pessoas sejam descobertas com a doença no Brasil. Quando o diagnóstico é feito no início as chances de cura chegam a 90%.

Foto: Reprodução

Programação especial para alertar as mulheres a importância da prevenção -

Mais Notícias

Vence dia 20 o pagamento com desconto da cota única do IPTU

Vence dia 20 o pagamento com desconto da cota única do IPTU

Sesp reforça higienização de espaços públicos abertos em Camaçari

Sesp reforça higienização de espaços públicos abertos em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de fevereiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.