Caminhada abre campanha pela eliminação da Hanseníase em Camaçari

ASCOM
Publicado 28/01/2019 05:01:22

Nesta terça-feira (29/01), acontecerá em Vila de Abrantes a 1ª Caminhada de Apoio a Eliminação da Hanseníase em Camaçari. A caminhada começará às 8h30 saindo da Prefeitura Avançada da Orla, em direção à sede do Distrito Sanitário de Abrantes.

A caminhada é o lançamento da campanha que acontecera durante todo o mês de fevereiro, através de panfletagens nas escolas e comunidades alertando para a necessidade da população ir ao posto de saúde realizar o exame em casos de identificarem manchas no corpo.

Além do trabalho de conscientização, a Secretaria de Saúde (Sesau) também realizará, entre os dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro, testes rápidos para diagnosticar casos de Hanseníase, Sífilis e HIV. As atividades ocorrerão nas seguintes localidades, das 9h às 14h: 31 de janeiro – CSU no Gravatá; 1° de fevereiro – Missão Vida em Barra do Pojuca; 06 de fevereiro – USF Parque Verde 2; 07 de fevereiro – Associação de Moradores de Massaranduba.

Enfermeira sanitarista e coordenadora do Grupo de Trabalho contra Tuberculose e Hanseníase da Sesau, Ana Iara explica que “em Camaçari o tratamento está descentralizado para todas as unidades de saúde (UBS e PSF). A rede está bem articulada e os profissionais das unidades solicitam avaliação da referência secundária para diagnóstico diferencial, acompanhamento de casos graves ou intercorrências durante o tratamento. Já existe uma agenda específica para estas avaliações”.

A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa das mais antigas da humanidade, causada por uma bactéria, a Mycobacterium leprae (bacilo de Hansen), e se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. O diagnóstico é essencialmente clínico e epidemiológico e o tratamento custeado pelo SUS.

A infecção por hanseníase pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece.

Foto: Reprodução

Acontecerá em Vila de Abrantes a 1ª Caminhada de Apoio a Eliminação da Hanseníase em Camaçari - Foto: Reprodução

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste domingo (7/3)

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.