Camaçari vai zerar fila de espera para hemodiálise no município

ASCOM
Publicado 27/03/2020 04:03:52

Através da renovação do contrato com a Nefrovida, que possibilitou a clínica ampliar de 210 para 252 o número de leitos de hemodiálise, a Prefeitura de Camaçari vai zerar a fila de espera que existia no município. A partir da próxima semana, todos os pacientes dialíticos que necessitam da hemodiálise serão atendidos pela contratada, através do Sistema Estadual de Nefrologia (Sisnefro), monitorado pela Central de Regulação Municipal.

O anúncio foi feito durante reunião, realizada no gabinete do prefeito, com as presenças do gestor do município, Elinaldo Araújo, do secretário da Saúde, Elias Natan, do subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, a diretora do departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria da Saúde (Sesau), Elaine Teixeira, dos vereadores Flávio Matos e Zé do Pão, além do diretor da Nefrovida, Maurício Cerqueira.

O secretário da Saúde, Elias Natan, que apresentou a proposta de ampliação na Comissão Intergestores Regional de Saúde, conseguindo a aprovação, destaca o ganho imensurável para os pacientes. “Desde que assumi a Sesau temos atuado junto com a Nefrovida pela renovação do contrato, de forma que permitisse esse aumento no número de atendimentos. E agora isso se tornou possível. Para mim é uma grande conquista, pois sabemos da luta que esses pacientes travam diariamente para viver”, comemorou.

Ao longo da reunião, Maurício Cerqueira apresentou ao prefeito o projeto de ampliação da clínica, que aumentará o número de atendimentos para 480 pacientes até setembro. “Esse crescimento na oferta do serviço colocará Camaçari como referência em hemodiálise na Bahia, através da Nefrovida. Acabei de falar com o nosso procurador Bruno Nova e já acionei os secretários responsáveis para darem celeridade, em caráter de urgência, no que depender da prefeitura para que a clínica inicie as obras de ampliação o mais breve possível”, explicou o prefeito Elinaldo.

A diretora da Regulação Municipal, Elba Brito, explica que Camaçari possui no momento 25 pacientes aguardando vaga para a Nefrovida. “Além de 17 pacientes que aguardam vaga pra iniciar hemodiálise ambulatorial, pois já possuem condições de alta hospitalar, temos outros oito pacientes residentes de Camaçari realizando hemodiálise em hospitais e clínicas de nefrologia pelo estado. Com os novos leitos, estes pacientes poderão retornar para Camaçari, mediante transferência, o que minimizaria transtornos de deslocamento, desgaste do paciente, entre outras situações”, ressaltou.

Slideshow | 4 fotos

Camaçari vai zerar fila de espera para hemodiálise no município

Mais Notícias

Sedes estimula doação de sangue para reforçar estoque do Hemoba

Sedes estimula doação de sangue para reforçar estoque do Hemoba

Reunião discute parâmetros para retomada das aulas presenciais

Reunião discute parâmetros para retomada das aulas presenciais

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de maio de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de maio de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.