Camaçari sedia plenária

ASCOM BOT
Publicado 03/09/2015 01:09:21

Camaçari sediou nesta quinta-feira (03/09) a Plenária Territorial do Colegiado do Território Metropolitano de Salvador. O evento aconteceu no auditório da Segov (Secretaria de Governo), no Centro Administrativo, e contou com a presença do prefeito Ademar Delgado. Na ocasião, o gestor municipal ponderou sobre a importância do diálogo e da união para buscar integração das políticas públicas que atendam a região.

O ponto principal da plenária é discutir junto ao Cedeter (Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial) a homologação do Colegiado do Território Metropolitano de Salvador. De acordo com a Lei Estadual de Desenvolvimento Territorial, os colegiados devem ser reconhecidos pelo Estado por fazer parte de uma política nacional.

O representante dos Movimentos Sociais de Camaçari, Damião Muniz da Silva, de 39 anos, destacou a importância do debate. “Esse momento é de busca de recursos e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das comunidades”, finalizou.

Para o coordenador executivo do Território Metropolitano, Elísio Santa Cruz Guedes, o colegiado abre um espaço de diálogo social entre os diversos atores da sociedade. “A sociedade civil tem um peso fundamental para as escutas sociais, apresentar demandas ao governo e contribuir para o processo de desenvolvimento rural e urbano”, afirmou.

Unidade de planejamento para articular as políticas públicas, mobilizar e dialogar com os diversos representantes da sociedade civil e dos governos federal, estadual e municipal, o Colegiado do Território Metropolitano de Salvador aprofunda o debate em relação às demandas da sociedade, por ter na composição representantes dos movimentos sociais, dos governos e dos diversos segmentos da sociedade, como comunidades quilombolas, trabalhadores rurais e urbanos, além do Ministério Público e outras representações institucionais e da sociedade civil.

Na plenária são discutidas ainda as experiências do Conrural (Conselho do Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário), Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) de Camaçari. Ainda são tratados a implantação do SETAF (Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar) em Camaçari e do SEMAF (Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar) no território. A programação segue com leitura e aprovação do regimento interno do Território Metropolitano.

O Colegiado do Território Metropolitano de Salvador tem representantes de aproximadamente 33 segmentos sociais. Os Municípios que compõe são Camaçari, Dias D´Ávila, Lauro de Freitas, Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Simões Filho, Candeias, Salinas da Margarida e Madre de Deus. A partir de janeiro está prevista a incorporação de São Sebastião do Passé, Mata de São João, São Francisco do Conde e Pojuca, que já foram convidadas para o evento.

Prestigiaram a abertura da Plenária Territorial do Colegiado do Território Metropolitano de Salvador o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luis Orlando, o vereador Gilvan Souza (PT) e o deputado estadual, Bira Corôa (PT).

Slideshow | 4 fotos

Camaçari sedia plenária

Mais Notícias

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur e STT

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.