Na última sexta-feira (13), Camaçari tornou-se uma das cidades brasileiras agraciadas com a presenta do projeto Livres Livros, iniciativa cujo objetivo é democratizar o acesso à leitura de forma gratuita em espaços públicos. O lançamento ocorreu na Praça Salustiano Santiago de Souza (das Amendoeiras) e na Praça Tia Deja (dos Coqueiros), ambas em Arembepe, Costa do município.
Uma média de 200 pessoas passou pelas unidades de minibibliotecas, construídas em forma de casinhas, ao ar livre, durante lançamento. Aparentemente simples, a proposta se fundamenta em integrar pessoas, empresas e o poder público em torno do propósito de incentivar a leitura e provocar as comunidades de maneira construtiva.
O projeto conta com o patrocínio da Cetrel e apoio da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Cultura (Secult), sobretudo na fase de implantação, além do apoio de estudantes do Colégio Lídia Coelho, associações e moradores da localidade, que foram bem receptivos à ideia de promover o rodízio livre de livros.
“Para vivermos um momento tão especial de celebração, passamos mais ou menos quatro meses visitando e dialogando com a comunidade.Angariamos apoio de pessoas e instituições locais para cada passo que demos na região, desde escolas a moradores”, revela a idealizadora do Projeto Livres Livros, Raíssa Martins, acrescentando que ainiciativa também inclui a realização de atividades literárias ou culturais.
PROJETO
Idealizado por Raissa Martins, Livres Livros é um movimento de incentivo à leitura existente desde maio de 2015, que propõe a troca e a doação de livros através da instalação de minibibliotecas livres em diversos pontos das cidades, praças, parques, orla, creches, hospitais, dentre outros. O projeto é inspirado na iniciativa norte-americana Little Free Library.
A iniciativa visa ainda promover ações nas comunidades, que buscam sensibilizar a população para a importância de ler, a exemplo de saraus literários, contações de histórias, oficinas de criação poética e de arte-educação que envolvem a comunidade e despertam para o valor imaterial e transformador da leitura.
Além de Camaçari, o Projeto Livres Livros prestigia cidades como Salvador, Mata de São João, Cachoeira e Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Atualmente, cerca de 50 minibibliotecas estão espalhadas pelo país.