Camaçari realiza pesquisa inédita de saúde bucal

Iwwa Agência
Publicado 17/05/2010 05:05:11

Camaçari participa, pela primeira vez, do projeto SB Brasil 2010 – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. O levantamento das condições da saúde bucal dos moradores de Camaçari começou a ser feito na manhã desta terça (18/05), por 12 dentistas.

Os profissionais iniciam os trabalhos nos bairros da Piaçaveira, Nova Aliança, Phoc 3, Camaçari de Dentro, Gravatá e Lama Preta. Divididos em seis duplas, eles vão visitar 30 áreas, previamente selecionadas pelo Ministério da Saúde, na sede, orla e zona rural do Município. A previsão é concluir a pesquisa no dia 31 de maio.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), os dados coletados serão utilizados no planejamento das ações de saúde bucal do Município. Para este trabalho, cada pesqisador recebeu um microcomputador portátil, jaleco e instrumentos.

Os dentistas vão preencher um questionário com informações sócio-econômicas da família, nível de escolaridade e a regularidade com que são utilizados os serviços odontológicos. A pesquisa vai avaliar a situação da saúde bucal de crianças com 5 e 12 anos, adolescentes de 15 a 19 anos, adultos de 35 a 44 anos e idosos de 65 a 74 anos. Todos os envolvidos no trabalho estarão fardados e com crachá de identificação.

O SB Brasil 2010 será realizado em todo o país. Na Bahia, dez municípios foram selecionados. Além de Camaçari, o programa vai atender Salvador, Aiquara, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Ipirapitanga, Itapetinga, Livramento de Nossa Senhora, Serra do Ramalho e Teixeira de Freitas.

A pesquisa é realizada através da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, a Secretaria da Saúde do Estado e o Ministério da Saúde.

Foto: Carol Garcia

Dentistas são apresentados ao Prefeito Luiz Caetano -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.