Camaçari participa do programa de Biodiesel

ASCOM BOT
Publicado 24/07/2008 01:07:29

A partir de outubro, 170 produtores rurais de Camaçari começam a colher a primeira safra de girassol. As sementes fazem parte do programa nacional de Biodiesel da Petrobrás que doou cerca de três toneladas a agricultores do Município. A plantação equivale a 120 hectares, cerca de 1,2 milhão de metros quadrados.

O contrato que estabelece a compra e venda da produção agrícola foi assinado nesta quinta-feira (24/07), durante palestras em homenagem ao Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho. O acordo garante a compra de toda produção pela Petrobrás.

O Biodiesel é um programa do governo federal que estimula a substituição do petróleo na produção de combustível derivado de fontes renováveis.

A cadeia produtiva de alimentos, formas de comercialização e a utilização de novas tecnologias também foram debatidas durante o encontro que reuniu dezenas de trabalhadores rurais. A intenção do programa é estimular e fortalecer a agricultura familiar, mantendo o homem no campo e contribuindo para a melhoria da produção agrícola.

Camaçari é um importante produtor de tomate, coco, manga, alface, cebolinha, mandioca e mamão e o maior produtor de quiabo da Bahia. O cultivo garante renda para os mais de 300 trabalhadores rurais cadastrados no Município que fornecem alimentação de creches, escolas, abrigos e entidades sociais.

PRONAF
Pequenos produtores contemplados com o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e que possuem dívida vencida até o dia 30 de abril agora podem renegociar pagamento ou até mesmo liquidar a pendência de uma só vez.

A ação obedece a Medida Provisória (MP) nº 432/2008 que prevê descontos para os agricultores que renegociarem a dívida. Os trabalhadores interessados em assinar o termo de adesão devem se dirigir até o Banco do Nordeste (BNB), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camaçari ou a Secretaria de Agricultura e Pesca para esclarecimentos. Cerca de 100 produtores de Camaçari podem ser beneficiados com a medida.

O gerente do BNB, unidade Camaçari, Getulio Rodrigues, um dos palestrantes, explica que o Pronaf oferece crédito para pequenos trabalhadores rurais que trabalham com a família na propriedade.

Foto: Agnaldo Silva

Agricultor comemora dia com palestras e novos projetos -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste domingo (7/3)

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.