Camaçari está entre os pioneiros no programa

ASCOM BOT
Publicado 29/11/2017 04:11:19

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), aderiu, no início deste ano, ao Programa Parto Ativo, que busca incentivar as gestantes a terem um parto normal ao invés de se submeterem a uma cirurgia cesariana. A implantação do projeto piloto se deu na Unidade de Saúde da Família (USF) de Fonte das Águas, em Arembepe, Costa de Camaçari.

Após a adesão ao programa e, posteriormente, ter submetido os profissionais da referida unidade de saúde ao treinamento para atuação dentro das práticas do Parto Ativo, chegou a vez de multiplicar o conhecimento com os agentes comunitários de saúde (ACSs) da região que, pelo fato de estarem sempre na linha de frente, são considerados os atores principais do trabalho de conscientização das mulheres sobre a importância do parto normal.

A próxima etapa da capacitação será com relação ao acolhimento e orientação das gestantes sobre o parto ativo e seus benefícios. Além do treinamento das equipes, o programa também tem levado as gestantes a conhecerem a maternidade do Hospital Geral de Camaçari (HGC) e o procedimento para o parto. Na oportunidade, as grávidas assistem a uma palestra onde são orientadas sobre a importância e os benefícios do parto normal.

O movimento Parto Ativo teve início em 1982, em Londres, e cresce em todo o Brasil. Camaçari está entre as cidades pioneiras na Bahia no incentivo e estímulo ao método. Defensor do parto humanizado, o subsecretário da Saúde de Camaçari, Luiz Duplat, argumenta que “os efeitos de um parto ativo para as mulheres e os bebês são incomparavelmente melhores que uma cesariana”.

De acordo com Conceição Gouveia, enfermeira obstetra da USF de Fonte das Águas, “é importante salientar que no parto ativo a mulher é participante do processo. Ela escolhe como quer parir, se em pé, deitada, de cócoras, o local, enfim, ela deixa de ser passiva como é numa cesariana e assume o controle do parto, tendo a equipe médica como ator coadjuvante, auxiliando-a”, ressaltou.

A intenção da Sesau é fortalecer, com informação e preparo, o maior número possível de mulheres grávidas por toda Camaçari, para que sejam capazes e se sintam merecedoras de uma experiência de parto digna, prazerosa e transformadora.

Foto: Sesau/PMC

Agentes comunitários em treinamento -

Mais Notícias

Trecho da Avenida Jorge Amado está interditado após acidente

Trecho da Avenida Jorge Amado está interditado após acidente

Prefeito reúne equipe da Saúde e determina compra da vacina contra a Covid-19

Prefeito reúne equipe da Saúde e determina compra da vacina contra ...

Ouvidoria do município suspende atendimento presencial

Ouvidoria do município suspende atendimento presencial

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.