Camaçari entre as melhores cidades para se investir

Iwwa Agência
Publicado 09/09/2008 09:09:20

Camaçari foi apontada como uma das 25 melhores cidades brasileiras para se investir, devido ao grande potencial financeiro e às atividades que giram em torno do Pólo Industrial. O ranking dos municípios mais atrativos economicamente foi publicado na edição de agosto, da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

A publicação, de circulação nacional, afirma que Camaçari é uma das cidades mais ricas do Nordeste e a mais industrializada da Bahia, respondendo sozinha por 25% do total de arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) do Estado.

De acordo com a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Serviços (Seinc), o Município, maior da Região Metropolitana, possui grande área para investimento e está bem próximo de Salvador, do aeroporto internacional e do Porto de Aratu. Além disso, conta com três vias para acesso: a Parafuso (BA-535), a Estrada do Coco (BA-099) e a BR-324.

Com o maior complexo industrial do Hemisfério Sul, Camaçari abriga empreendimentos do porte da Ford – a única montadora instalada no Nordeste do Brasil -, a Bridgestone, a Continental, a Monsanto, Braskem, Discobrás, entre outras. O Município possui 133 empresas das áreas química e petroquímica, automotiva, têxtil, celulose, eletroeletrônica, fertilizantes, metalurgia do cobre, borracha, entre outros.

Hoje, a cidade é uma das que mais geram empregos no Estado, respondendo por 50% da produção nacional de produtos químicos e petroquímicos e 35% das exportações baianas. Além disso, a montadora produz uma média de 250 mil automóveis por ano. As fábricas, além de aumentar a oferta de empregos, ajudam a qualificar a mão-de-obra, movimentam a economia e estimulam a circulação de renda.

INFRA-ESTRUTURA
Outros motivos para a boa colocação de Camaçari no ranking das mais empreendedoras se devem à infra-estrutura implantada no Município, que requalificou espaços e equipamentos públicos, tornando-os mais bonitos, agradáveis e úteis.

Graças às novas praças, escolas, postos de saúde, pontes, avenidas, iluminação, passeios, linhas de ônibus e cursos de capacitação para 32.389 pessoas, a cidade tem se apresentando como a melhor opção para os novos moradores.

O novo PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) também contribuiu para a chegada de mais empreendimentos privados. Devido às reservas ambientais e aos 42 quilômetros de orla, Camaçari tem sido escolhida por empresários de outros países para a construção de grandes empreendimentos imobiliários, como resorts, hotéis de negócios, espaços de lazer e condomínios residenciais, a exemplo do Bairro Novo, que vai mudar o perfil habitacional da cidade.

Slideshow | 2 fotos

Camaçari entre as melhores cidades para se investir

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 11 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 11 de abril de 2021

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.