Camaçari é o 2º que mais gera emprego na Bahia

ASCOM BOT
Publicado 20/08/2008 01:08:48

Camaçari é o segundo maior município gerador de emprego da Bahia. Além disso, na Região Nordeste, a cidade se destaca na área industrial, carro chefe na geração de postos de trabalho, de acordo com informações do Sine (Sistema Nacional de Empregos).

As áreas de hotelaria, turismo, motorista carteira E, mecânico, manutenção de máquinas, eletricista de manutenção, servente de obras, caldeireiro e linha de produção são as que mais empregam no Município. No entanto, os setores que apresentam mais problemas para alocação no mercado de trabalho são as de ferramenteiro, área de plástico, borracha, pedreiro, carpinteiro e armador.

Para amenizar o problema da falta de qualificação, a Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc) de Camaçari oferece, através de convênios, cursos, treinamentos e oficinas na área comercial, industrial e de gestão. Os convênios são firmados com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sebrae (Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas).

Os cursos oferecidos, no entanto, não atendem a contento a demanda do Município, por isso a proposta da Seinc é desenvolver um amplo programa de qualificação na área industrial, comercial e de serviço para Camaçari, assim como investir no fomento ao associativismo e cooperativismo.

De acordo com a Seinc, desde 2005 foram captadas 30.207 vagas e gerados 14.352 empregos. As 15.855 vagas restantes não foram preenchidas por falta de qualificação profissional das pessoas cadastradas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), diante das exigências cada vez maiores das empresas.

Foto: Marina Silva

O Pólo Industrial é o maior gerador de emprego da região -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Nota de pesar pelo falecimento de Ubiramar de Araújo

Nota de pesar pelo falecimento de Ubiramar de Araújo

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.