Camaçari define conselheiros tutelares para quadriênio 2020-2024

ASCOM
ASCOM
Publicado 07/10/2019 02:10:53

A eleição de conselheiros tutelares de Camaçari para o quadriênio 2020-2024 aconteceu neste domingo (6/10) e mais de 7 mil pessoas exerceram sua cidadania através do voto direto e secreto, facultativo aos cidadãos maiores de 16 anos, eleitores do município. Dos 37 candidatos, 20 foram eleitos, 10 na sede e 10 para orla, sendo cinco titulares e cinco suplentes em cada região.

A eleição foi mista, com votação eletrônica e em cédula de papel. Disponibilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a sede contou com 37 urnas eletrônicas distribuídas entre o Colégio São Tomaz de Cantuária, Escola Normal de Camaçari e Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, duas a mais do que inicialmente estavam previstas. Os equipamentos foram abertos para atender a grande procura para o pleito.

Na Costa foram mantidas as quatro urnas de lona, alojadas nas escolas Maclina Maria da Glória, em Vila de Abrantes; Amélia Rodrigues, em Monte Gordo; e Giltônia Pereira de Souza, em Arembepe. A coordenação da eleição, bem como o processo de escolha é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

De acordo com José Hilton Alves, presidente do CMDCA, “tudo transcorreu dentro da normalidade e todo o processo foi feito com lisura. Contamos com apoio da prefeitura para a logística e tudo foi acompanhado de perto pelo Ministério Público, através da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, órgão responsável pela fiscalização do pleito eleitoral para o conselho tutelar”. Hilton esclarece ainda que nos próximos dias o resultado será publicado no site da prefeitura por meio de resolução emitida pela instituição.

Maria Dantas foi uma das eleitoras que compareceu para dar seu voto na orla, em Arembepe. “É importante a comunidade estar presente, afinal é ela que necessita dos serviços prestados pelo órgão”, disse ao afirmar que sempre marca presença nos pleitos eleitorais do conselho tutelar, entidade que tem como responsabilidade garantir os direitos de crianças e adolescentes, quando estes estão ameaçados ou são violados. À instituição cabem ainda outras atribuições conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A subsecretária da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Janete Ferreira, juntamente com a equipe do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), também acompanhou de perto o processo eleitoral na sede do município. A gestora parabenizou a atuação da Comissão do CMDCA e das técnicas do TRE, e destacou a ampla participação de servidores da administração, oriundos de diversas pastas a exemplo das Secretarias do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), dos Serviços Públicos (Sesp), da Administração, de Governo (Segov) e da Educação (Seduc). “Ficamos responsáveis por dar suporte técnico e logístico e cumprimos com maestria”, concluiu Janete.

RESULTADO PLEITO NA SEDE

1 – Marcelo Santos = 574
2 – Carla Santos = 536
3 – Monique de Souza = 354
4 – Valdinéa Mota = 275
5 – Sandra Pereira = 250
6 – Tamires dos Santos = 247
7 – Fabíola Borges = 234
8 – Vera Lúcia de Brito = 208
9 – Rosiberte dos Santos = 203
10 – Elielza Souza = 195

RESULTADO PLEITO NA COSTA

1 – Mivaldo dos Reis = 414
2 – Edilene Mota = 270
3 – Silvany Costa = 261
4 – Maria Araujo = 252
5 – Elaine Castelo = 231
6 – Valéria Oliveira = 224
7 – Raul de Paula = 218
8 – Marize Ribeiro = 176
9 – Leonardo Santana = 147
10 – Simone dos Santos = 137

Slideshow | 4 fotos

Camaçari define conselheiros tutelares para quadriênio 2020-2024

Mais Notícias

Verdes Horizontes recebe oficina de participação social para revisão no PDDU

Verdes Horizontes recebe oficina de participação social para revisã...

Palestra marca o Dia do Auditor Interno

Palestra marca o Dia do Auditor Interno

Novembro da Diversidade tem início e lota o Foyer do Teatro Cidade do Saber

Novembro da Diversidade tem início e lota o Foyer do Teatro Cidade ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.