Camaçari amplia a formação das entidades

Iwwa Agência
Publicado 10/06/2010 12:06:05

O trabalho de mobilização para criação dos Conselhos Locais de Saúde segue em ritmo acelerado em Camaçari. O Município já conta com cinco entidades formadas, quatro prestes a serem empossados e cinco em processo de instalação.  

Sexta-feira (11/06), às 9h, está marcada a eleição da equipe dos profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro do Phoc 3, além de uma reunião com a comunidade local, às 14h. Os encontros serão na USF.

A Gleba E, Verdes Horizontes, Lama Preta, Gravatá e Santo Antônio foram os primeiros bairros a formarem os Conselhos. No caso de Areias, Vila de Abrantes, Cajazeiras de Abrantes e Parque Verde, os conselheiros eleitos esperam, apenas, a cerimônia de posse.

Outras cinco localidades estão em processo de criação, os bairros Dois de Julho, Phoc 3, Novo Horizonte, além de Vila de Abrantes e Monte Gordo.

No dia 14/06, às 14h, na USF do bairro Novo Horizonte, será marcado o dia eleição e a escolha dos representantes da comunidade que irão disputar as vagas do Conselho Local de Saúde.

O pleito eleitoral dos trabalhadores da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Monte Gordo acontece no dia 16/06, às 9h, e, às 14h, o primeiro encontro com a comunidade de Vila de Abrantes.

As reuniões serão realizadas nas unidades de saúde das localidades. Já a eleição dos usuários da USF do bairro Dois de Julho está prevista para o dia 18/06, das 8h às 16h.

Para a assessora técnica da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), Soane Almeida, a intenção é que, no próximo ano, todas as unidades tenham a colaboração de um Conselho Local. A expectativa da assessora é que, até setembro, o Município tenha ao menos 19 Conselhos formados.

Os Conselhos Locais representam uma forma de democratização do poder, através do qual a comunidade participa e contribui com a administração pública.

Os conselheiros desempenham um papel fundamental no controle social dos serviços de saúde e têm a obrigação de fiscalizar, planejar e acompanhar as ações do posto de saúde, assim como propor ações e mudanças na unidade.

Foto: Carol Garcia

Conselho garante maior participação popular -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 11 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 11 de abril de 2021

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.