Camaçari adere ao plano

Iwwa Agência
Publicado 02/12/2013 08:12:44

Camaçari aderiu, na tarde de segunda-feira (02/12), ao Juventude Viva – Plano Nacional de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra. A cerimônia aconteceu na Escola Parque, em Salvador, e contou com as presenças dos ministros da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros. A iniciativa visa reduzir a vulnerabilidade e os homicídios da juventude negra.

O prefeito Ademar Delgado, que representou os prefeitos da Região Metropolitana durante o evento, destacou que soube do Juventude Viva através da equipe da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão) e imediatamente decidiu que o Município iria aderir ao plano. “Estamos trabalhando as políticas afirmativas, isso porque, há anos, desrespeitos aconteceram em nosso Brasil. Essa é uma política que precisa ser encarada de frente”, disse o prefeito Ademar, ao destacar que “o governo tem promovido a formação e a qualificação da juventude e priorizado a juventude negra, que é a maioria na população”. 

Na Bahia, outras cinco cidades aderiam ao Juventude Viva – Salvador, Cadeias, Dias D’ Ávila, Simões Filho e Lauro de Freitas. No primeiro semestre de 2014 serão mais 14 municípios, totalizando 20 cidades baianas. O governo federal vai investir R$ 200 milhões no plano.

Para o governador Jaques Wagner, o crime hoje é uma multinacional do mal. “Nosso desafio é diminuir o número de homicídios da juventude negra, entre 15 e 29 anos, e, particularmente, masculina, ampliando as oportunidades”, declarou.

A secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, informou que, em média, dois jovens negros são mortos por hora no país. Ainda de acordo com a secretária, 132 municípios concentram 70% dos homicídios.

De acordo com o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, Camaçari entra em uma espécie de mapa de prioridade do governo federal e amplia o acesso a programas e equipamentos, que promovam a cidadania. “Nossa obrigação é permanecer captando esse tipo de benefício”, afirmou o secretário, ao lembrar que a inclusão de Camaçari entre os municípios contemplados com o Plano Juventude Viva é fruto da articulação da administração municipal com os governos estadual e federal, no intuito de promover cada vez mais qualidade de vida e oportunidades para a população”.

Slideshow | 2 fotos

Camaçari adere ao plano

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.