Café da manhã comemora Semana do Aleitamento

ASCOM BOT
Publicado 07/08/2008 11:08:51

Gestantes, mães e pais participaram de café da manhã em comemoração a 17ª Semana Mundial do Aleitamento Materno. O evento aconteceu nesta quinta-feira (07/08), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Camaçari de Dentro e Nova Aliança.

Em ambos os lugares, foram realizadas oficinas, palestras, orientações, depoimentos, distribuição de informativos e atividades individuais na área de puericultura (acompanhamento da saúde de crianças e mães, com pesagem, medição e monitoramento médico), pediatria e ginecologia.

O objetivo da ação foi conscientizar as mães da importância do aleitamento materno desde a primeira hora de vida do bebê. Com o tema Nada mais natural que alimentar. Nada mais importante que apoiar, as atividades da Semana Mundial de Amamentação em Camaçari têm a intenção de ressaltar também o apoio e participação da família para o bem-estar da mãe e da criança.

“Adorei a palestra e acho importante que campanhas desse tipo sejam realizadas, porque o leite materno traz benefícios não só para o bebê como para mãe. Meu filho, por exemplo, nasceu prematuro com dois quilos, e graças à amamentação e o acompanhamento médico, ele está crescendo”, afirma mãe de Arthur, Aidil Souza, 34 anos.

Além de aumentar o vínculo entre mãe e filho, o aleitamento materno diminui o risco de câncer de mama e ovários e ajuda o corpo da mulher a voltar ao estado natural mais rápido. Segundo a enfermeira da UBS de Camaçari de Dentro Lúcia Duque, a campanha de aleitamento materno começa desde o primeiro dia do pré-natal, com um trabalho de conscientização e orientação sobre higienização da mama.

Vale ressaltar que as crianças que mamam no peito são mais saudáveis. A amamentação depende, em grande parte, do apoio dado as mães durante a gestação e após o parto.

ACOMPANHAMENTO
A Unidade Básica da Nova Aliança, no Phoc 2, realiza todas as quintas-feiras pela manhã trabalho de conscientização e orientação sobre a importância do leite materno.

As reuniões, abertas para gestantes e familiares, tratam de assuntos como o direito das mães trabalhadoras, importância do acompanhamento médico, como proceder na hora de higienizar a mama, entre outros temas de interesse da mãe e do filho.

Foto: Marina Silva

Aidil Souza considera a amamentação fundamental -

Mais Notícias

80% das obras do Viaduto do Trabalhador estão concluídas

80% das obras do Viaduto do Trabalhador estão concluídas

Sehab é habilitada em programa de melhorias habitacionais do Governo Federal

Sehab é habilitada em programa de melhorias habitacionais do Govern...

Sefaz inicia distribuição de carnês do IPTU 2021

Sefaz inicia distribuição de carnês do IPTU 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.