A Superintendência de Trânsito e Transportes (STT) continua nesta quarta-feira (23/07) as inscrições de mototaxista de Camaçari para cadastro reserva. Para fazer o cadastro, o condutor deve apresentar a carteira de habilitação, o documento da moto, além de obedecer os critérios definidos pelas entidades responsáveis pela atividade.
As inscrições são efetuadas todas as quartas-feiras, na STT, das 8h às 11h. A STT fica localizada na rua Lateral de Dentro, s/n, no Jardim do Limoeiro. Até o momento, 132 mototaxista realizaram cadastro.
As medidas aplicadas pela superintendência atendem solicitação do Ministério Público, que estabeleceu a adoção de critérios mínimos de segurança ou a extinção da atividade. Por entender que o fim do serviço afetaria sócio e economicamente os mototaxistas, foi feita a ordenação da função.
Além de fazerem os cadastros, os profissionais devem retirar antecedentes criminais, utilizar colete verde e capacete com numeração. As motos devem ser pintadas e passar por vistoria semestral. A STT também fixa o valor da tarifa das corridas.
Outra medida tomada para proteger a categoria é a proibição do uso de capacetes abertos. A determinação foi feita após a morte de três motociclistas que usavam esse tipo de proteção.
A fiscalização do serviço de mototáxi tem sido cada vez mais intensa. A ação visa retirar os mototaxistas, que se encontram em situação irregular. Para exercer a atividade é necessário ter a licença obrigatória. Atualmente, 1.200 pessoas estão aptas a desempenhar a função.
Quando os mototaxistas são flagrados fazendo transporte clandestinamente, a moto é retirada de circulação e levada ao pátio da STT. As violações aos procedimentos exigidos pela superintendência são resolvidas no próprio local. Caso seja registrada uma infração de trânsito, o veículo é encaminhado ao Ciretran.

Camaçari possui cerca de 1.200 mototaxistas habilitados -