Boletim epidemiológico interativo é lançado nesta segunda

ASCOM
Publicado 10/07/2020 07:07:13

Resultado de um trabalho conjunto entre a Vigilância Epidemiológica de Camaçari e a Coordenação Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI), o boletim epidemiológico interativo com dados sobre a Covid-19 no município será lançado nesta segunda (13/7), e terão os dados atualizados semanalmente, nesta primeira fase do projeto. Diariamente, a Secretaria da Saúde (Sesau) continuará divulgando os números da Covid-19 como tem feito nas mídias oficiais da Prefeitura de Camaçari.

O secretário da Saúde, Luiz Duplat, destaca o empenho da equipe para o desenvolvimento do boletim. “Desde o primeiro momento nossa equipe tem atuado com empenho para manter a população o mais informada possível sobre a evolução da doença em nosso município”.

Tendo sua parte de inteligência tecnológica desenvolvida pelo Coordenador Ricardo Trindade Luz e o Gerente Vagner Simões Santos, da CCTGI, o boletim poderá ser acessado tanto em computadores e notebooks como em dispositivos móveis por meio do site da prefeitura. “Através da interatividade dos dados, a pessoa poderá entender o avanço da doença por bairro, com filtros de idade, gênero, casos curados, casos ativos, casos positivos e óbitos. A partir deste segunda teremos 110 boletins. Pois, as 110 localidades diferentes de Camaçari terão seus dados personalizados de forma interativa”, explica Vagner Simões Santos.

Para Ricardo Trindade Luz, este é um desdobramento das ações estratégicas e dos investimentos da prefeitura em tecnologia de ponta. “Gerando ganhos de informação para a população e para os munícipes de Camaçari, não poderia ser diferente em tempos de pandemia”.

Técnica de referência da Vigilância Epidemiológica e responsável pelos dados que alimenta o boletim interativo, Jean Carla afirma que compete à Vigilância Epidemiológica proporcionar o conhecimento através de informações sobre prevenção, assim como, resposta aos eventos de emergência em saúde pública e, nesse caso específico, às infecções por coronavírus.

Jean Carla destaca ainda, que este boletim reafirma o compromisso da Prefeitura de Camaçari, através da Sesau, de divulgar de forma transparente os dados sobre a Covid-19. “Dessa forma a população passa a confiar nas informações divulgadas. Passando a entender melhor como lidar com o vírus. Temos uma população de quase 300 mil pessoas, então o detalhamento dessas informações no boletim interativo vai permitir que cada grupo (gênero, faixa etária), bairro, distrito, passe a entender como a doença se manifesta em seu território e assim se prevenir melhor”.

Questionada se o boletim interativo poderá, mais à frente, ter dados da atuação de outros vírus ou arboviroses em Camaçari, a Diretora da Vigilância em Saúde, Alcione Vasconcelos, informa que, “estamos avaliando como tornar isso possível. Pois, seria uma ferramenta bastante robusta em dados e informações. Que ajudaria não só a gestão na definição de estratégias, como também a população para se tornar consciente e participativa nas ações de prevenção e combate”. A coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, liderada pela enfermeira Ana Paula Nogueira, vem trabalhando intensamente para reposta ao monitoramento da Covid-19, das arboviroses, além dos outros agravos que continuam ocorrendo no município.

Mais Notícias

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.