Banco de Sangue quer garantir estoque para São João

Iwwa Agência
Publicado 12/06/2008 11:06:32

Um café-da-manhã, às 8h de sábado (14/06), marca o lançamento da campanha junina do Banco de Sangue de Camaçari, que este ano traz o tema Neste São João doe alegria, doe sangue.

O evento conta com a presença do artista local Ireno Figuer. Na ocasião, o órgão, localizado no Hospital Geral de Camaçari, fará coleta especial, funcionando das 8h às 12h e das 13h às 16h.

O objetivo é atrair um maior número de doadores e assegurar oferta de sangue durante os festejos juninos. No período, os acidentes e as queimaduras causadas pelo uso de fogos de artifício podem superar a quantidade estocada no banco.

A campanha, que se estende até o dia 30 deste mês, pretende atingir a capacidade de atendimento da unidade, de 25 pessoas por turno.

Para coleta do sangue, o banco funciona às segundas, terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, e das 13h às 16h30. Quarta e sexta-feira, os voluntários podem procurar a unidade das 8h às 12h.

“O ideal é que o Banco de Sangue funcione com seis bolsas de cada tipo sanguíneo, mas atualmente nosso estoque não atinge essa quantidade”, diz a assistente social Hosana Alves da Rocha. A funcionária da unidade de coleta e transfusão pede que os voluntários se antecipem.

Após a doação, o sangue é enviado para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Salvador, onde é atestada a condição de uso. “O prazo entre doação e entrega dos resultados pela Hemoba é de aproximadamente 10 dias. Quanto antes as pessoas comparecerem ao Banco de Sangue, mais bolsas teremos para atender as demandas do São João”.

Os interessados em colaborar com o órgão devem obedecer alguns requisitos, como ter entre 18 e 65 anos, estar em boas condições de saúde, possuir mais de 50 quilos, gozar de uma boa noite de sono, ter se alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica seis horas antes da doação. Também é necessária apresentação de documento oficial com foto.

Foto: Agnaldo Silva

Número de doadores é insufuciente para necessidades -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 11 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 11 de abril de 2021

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.