Bamuca desfila na festa da Independência da Bahia

ASCOM BOT
Publicado 01/07/2008 08:07:26

A Banda Municipal de Camaçari (Bamuca) participa nesta quarta-feira (02/07), em Salvador, do desfile dos 185 anos da Independência da Bahia. Considerado um dos mais importantes grupos de fanfarra do estado, a Bamuca desfila a partir das 15h, da praça Municipal até o Campo Grande.

Segundo Gilmar Joaquim, presidente e regente da Bamuca, os 100 integrantes da banda prometem um show especial durante as cerca de duas horas de desfile. Mais de 20 músicas, de Luiz Gonzaga a Ivete Sangalo, serão executadas durante a apresentação. A Bamuca desfila no 2 de Julho junto com outras 20 fanfarras de Salvador e outras cidades.

MARCA DE CAMAÇARI
Considerada patrimônio cultural do município, a banda completou 31 anos em maio. O grupo de fanfarra é uma entidade filantrópica que realiza trabalho musical voltado para crianças, jovens e adultos. Nas três décadas de história, a banda projetou Camaçari no cenário baiano e contribuiu com a formação musical de mais de 3 mil pessoas.

Atualmente, a banda conta com 120 integrantes distribuídos entre músicos, coreógrafos, professores e instrutores. Na bagagem, carregam desfiles em eventos cívicos e participação no campeonato nacional de bandas e fanfarras, ocorrido em São Paulo, em 1994.
O vasto repertório musical, variando do rock ao clássico, também concedeu à Bamuca o título de pentacampeã baiana na categoria fanfarra simples, no ano passado.

A banda contribui ainda para a formação dos participantes, oferecendo aulas teóricas e práticas sobre música, noções de coreografia e palestras sobre temas discutidos na atualidade, como meio ambiente, política, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e uso de drogas.

APOIO AO PETI
A Bamuquinha, instituída no início do ano passado, é o mais recente trabalho desenvolvido pelo grupo. A banda ensina música a cerca de 150 crianças de 7 a 11 anos, inscritas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

A Banda Municipal de Camaçari tem o apoio da Prefeitura que fornece equipamentos musicais, fardamentos e ajuda financeira para o deslocamento dos integrantes para apresentações em outras cidades.

Foto: Nelinho Oliveira

A Banda é considerada uma das melhores da Bahia -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de fevereiro de 2021

Prefeito se reúne com donos de escolas particulares

Prefeito se reúne com donos de escolas particulares

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.