Auxílio-aluguel beneficiará cadastrados do Centro Pop e do Cram

ASCOM
Publicado 11/05/2020 06:05:41

Os esforços da administração pública em Camaçari para minimizar os impactos causados pela pandemia decorrente do novo coronavírus têm sido constantes, principalmente nas ações direcionadas ao sistema de saúde e ao social. Prova disso, é que a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) disponibilizará auxílio-aluguel para as pessoas cadastradas no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), bem como as mulheres vítimas de abusos físicos e psicológicos acolhidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) Yolanda Pires.

Segundo as portarias de n.ºˢ 7 e 8/2020, publicadas no Diário Oficial de n.º 1.409, de 7 de maio de 2020, o benefício pretende amparar e garantir a habitação das pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência durante o momento de crise provocada pela Covid-19 e que encontram-se em extrema vulnerabilidade social. A situação se aplica também às mulheres que sofrem algum tipo de violência. Desde o início da crise, pesquisas apontam que durante o distanciamento social, tem aumentado o número de casos de violência doméstica no país, gradativamente.

“Recentemente tivemos a aprovação do Conselho de Assistência Social para que pudéssemos disponibilizar o auxílio-aluguel para todas as pessoas em situação de rua cadastradas no Centro Pop, mediante parecer técnico, seguindo ditames legais. Vamos viabilizar esse benefício por meio das assistentes sociais, que vão conversar, orientar e encaminhar cada um, caso tenham interesse. E também para às mulheres vítimas de violência que voltam de um acolhimento institucional. Esta é uma forma de proteger essas pessoas durante o isolamento social”, explicou a secretária da pasta, Andréa Montenegro.

Mesmo cadastrados nos órgãos municipais, para receber o auxílio-aluguel a documentação do cidadão ainda passará por uma avaliação técnica e emissão de parecer social através da Gerência de Benefícios ou da Coordenação de Proteção Especial (CPE). A solicitação pode ser realizada através dos contatos disponibilizados por meio do Plantão Social Virtual.

Rede de acolhimento

Funcionando diariamente na Rua Rio Madeira, o Centro POP é um espaço para que os cadastrados sintam-se acolhidos e possam fazer a higiene pessoal, alimentação com o café da manhã e o almoço, além de poderem guardar os seus pertences. O centro recebe aproximadamente 50 pessoas por dia.

Já o Cram Yolanda Pires tem como intuito oferecer atendimento e aconselhamento psicológico, social, de orientação e encaminhamento jurídico às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Os atendimentos são realizados na sede da instituição, na Rua Ambrósio, s/n°, no bairro Dois de Julho.

Mais Notícias

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8 de março

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades da pasta

Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.