Auditoria melhora qualidade no serviço de saúde

ASCOM BOT
Publicado 11/09/2008 01:09:07

Com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento no sistema, o setor de auditoria da Saúde de Camaçari controla, avalia, fiscaliza e contribui para a eficiência das ações do SUS (Sistema Único de Saúde) no Município.

Apesar de pouco conhecida, a auditoria apresenta bons resultados e hoje registra uma melhora de 50% nos serviços, resultado que é reconhecido pela população, empresários e pela própria rede de saúde.

A função da auditoria não é só penalizar, mas corrigir os erros através de ações de prevenção em busca de oferecer um bom atendimento ao usuário. Dentre as atividades estão as visitas de rotina, realizadas nos postos de saúde do Município e nas clínicas credenciadas ao SUS, com a finalidade de prevenir as falhas, para melhorar a qualidade dos serviços.

Além das visitas, o setor realiza auditorias para averiguar denúncias feitas através da ouvidoria ou diretamente da própria comunidade. Para efetivar o processo é necessário que o denunciante apresente provas. A partir daí, a equipe, composta por três auditores, analisa os documentos, faz inspeção no local, entrevista as pessoas envolvidas e depois dão o parecer do caso. Se for detectada a irregularidade, são aplicadas advertências, multas e suspensão temporária ou definitiva do contrato com a clínica.

Caso seja constatado que há danos graves, que afetem à população ou o setor público, os processos podem ser encaminhados ao Ministério Público. O processo de apuração das denúncias é sigiloso e o caso só se torna público após ser dado o parecer.

De acordo com a auditora, Marjorie Travassos Reis, em Camaçari a maior parte das denúncias é com relação ao atendimento. Em razão disso, a Sesau vem investindo na humanização do atendimento dos profissionais de saúde, através do programa Humaniza SUS.

Segundo ela, a inserção da auditoria no Município que conta com a parceria da Vigilância Sanitária, foi muito positiva porque contribuiu para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade. A auditoria foi criada através da lei federal 8.689, em 27 de julho de 1993. O órgão funciona no prédio da Central de Regulação e Marcação de Consulta, na Rua da Natividade, no Centro.

Foto: Nelinho Oliveira

Rede de atendimento é uma das melhores do estado -

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