Atividades da jornada pedagógica dão início ao ano letivo 2020

ASCOM
Publicado 06/03/2020 04:03:18

Com a finalidade de seguir transformando a educação de Camaçari, norteados pelo sentido da palavra esperança e inspirados pelas ideias do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, profissionais docentes e não docentes da Rede Pública Municipal de Ensino participaram, na manhã desta sexta-feira (6/3), da abertura oficial da Jornada Pedagógica 2020, atividade que marca o início do ano letivo. O evento ocorreu no Teatro Cidade do Saber.

Desta forma, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), convocou professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e servidores para juntos discutir avanços, desafios e possibilidades de potencialização dos processos pedagógicos e, ao mesmo tempo, promover o encontro, a partilha e a interação entre eles.

Com a temática Mais e Melhor Educação e a Pedagogia da Esperança: Sujeitos, Currículos e Percursos de Vida, serão três dias de muito aprendizado, com uma programação extensiva de qualificação e atividades descentralizadas.

Em seu discurso, a secretária da Educação, Neurilene Martins, falou que a iniciativa simboliza o acolhimento da gestão aos profissionais da educação do município. “Em momentos como esse descobrimos que histórias institucionais e práticas pedagógicas estão mudando a relação dos estudantes com a aprendizagem e o desenvolvimento, e percebemos que aqui é possível ver e viver uma educação mais e melhor. Assim tem sido em Camaçari, aqui tem esperança”, destacou a titular da pasta.

A gestora da Seduc reforçou ainda, “sabemos que a educação tem o poder da transformação e que é através dela que uma sociedade se faz mais igualitária, permitindo que os cidadãos tenham voz e vez. A Seduc vai trabalhar, em 2020, no sentido de que a educação alcance novas metas e amplie seu escopo e sua condição de transformar vidas”, concluiu.

Grandes nomes do cenário pedagógico fizeram parte desse primeiro momento da jornada, como é o caso do sociólogo e educador espanhol Miguel Gonzalez Arroyo, que proferiu a conferência de abertura, destinada para toda a rede. Em sua explanação, ele lembrou que Paulo Freire, o patrono da educação, em seus estudos e aprofundamentos elaborou a pedagogia da esperança, onde defendeu que a esperança e a educação sejam interlocutoras nas ações e atitudes para a construção de uma sociedade mais justa e usou uma frase do educador para contextualizar: “Não é possível viver sem esperança, sem sonho. Onde há educação existe esperança”, reforçou.

Os profissionais da educação do município atenderam ao chamado da Seduc e compareceram em peso ao evento, entre eles o professor de filosofia Sizenando Goés, que atua na rede há 15 anos. Para ele, é de fundamental importância participar da jornada. “Pois é a partir dai que serão traçadas as diretrizes, metodologias e estratégias para uma melhor condução do projeto pedagógico para o ano letivo”.

As atividades seguiram no turno da tarde, com seminários formativos para diferentes segmentos. Para professores da Educação Infantil, a condução foi feita pela psicóloga Karina Rizek, graduada pela PUC de São Paulo, que tratou sobre o tema: “Pedagogia da Esperança e percursos de vida na educação infantil”; para os docentes dos Anos Iniciais, com a pós-doutora em Arte-Educação pela Roehampton University, Londres, Maria Isabel Ferraz Pereira Leite, sobre o tema: “Pedagogia da esperança, infâncias e percursos de vida”;

Os educadores dos Anos Finais debateram sobre o tema: “Pedagogia da Esperança, Adolescências e percursos de vida” com a doutora em Educação pela Universidade Nacional de Brasília (UNB), Aricélia Nascimento; Enquanto que os servidores não docentes trataram sobre temática: “Pedagogia da Esperança em todos os cantos: a escola pública em nossas mãos”, com a mestra em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Michelle Cristine Garrido de Araújo.

No período noturno, acontece o seminário formativo destinados aos professores da Educação para Jovens e Adultos (EJA), com o doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), José Jackson Reis dos Santos, sobre o tema: “Pedagogia da Esperança e percursos de vida na Educação de Jovens e Adultos”.

No sábado (7/3), no turno matutino e vespertino, acontece o workshop de Desenvolvimento Pessoal e Liderança para gestores escolares com a mestra em Administração Estratégica, Especialista em Psicologia Organizacional e em Educação para o Trabalho, Aylana Gazar Barbalho. Na segunda-feira (9/3), a jornada pedagógica será nas escolas da rede, com o planejamento do ano letivo 2020. A volta às aulas, para os cerca de 35 mil alunos atendidos pela rede, ocorrem no dia seguinte, 10/3 (terça-feira).

Ainda participaram da abertura oficial a diretora Pedagógica da Seduc, Maria Aparecida Castro, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Tata Ricardo, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), José Hilton Alves, a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Lenieverson Santana, a assessora especial da Seduc, Maria Luiza d’Errico, a representante do Coletivo das Creches e Escolas Comunitárias de Camaçari, Maria Siqueira, e o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, o tenente-coronel Antônio Souza Sampaio Junior.  O ato contou ainda com a presença de secretários e vereadores municipais.

Durante a abertura da Jornada Pedagógica os participantes foram recepcionados pela apresentação musical da cantora e grande campeã do Concurso Voz de Camaçari, Elly Nascimento.

Slideshow | 7 fotos

Atividades da jornada pedagógica dão início ao ano letivo 2020

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de março de 2021

Camaçari fecha 2020 com superávit de R$ 61 Milhões

Camaçari fecha 2020 com superávit de R$ 61 Milhões

Secult oferta atendimento para comunidades da costa e zona rural

Secult oferta atendimento para comunidades da costa e zona rural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.