Atendimento noturno amplia acesso à saúde

ASCOM BOT
Publicado 21/08/2008 01:08:31

Para garantir atendimento médico ao maior número de pessoas, três unidades de saúde de Camaçari passaram a atender também das 18h às 22h. O programa Terceiro Turno funciona nos postos do Gravatá e Gleba B, na sede, e Barra do Pojuca, na orla.

A iniciativa é avaliada positivamente pela população, principalmente por quem não pode marcar consultas e exames durante o dia. Por conta da boa aceitação, a intenção da Secretaria da Saúde (Sesau) é implantar o sistema em outras unidades.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Gravatá é a que possui o serviço há mais tempo, desde o início de julho do ano passado. Em média, 60 pessoas são atendidas por noite. São 32 vagas para consulta médica e oito para odontologia, além do serviço de enfermagem.

São oferecidos atendimentos ambulatoriais – como a realização de curativos -, preventivos ginecológicos, planejamento e acompanhamento familiar e aferição de pressão arterial. Treze profissionais trabalham no horário, entre médicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem, recepcionista, motoristas e vigilantes.

Na Gleba B, os moradores podem procurar a UBS para consulta odontológica durante a noite. A unidade atende 10 pessoas no turno, com apoio de 10 profissionais, entre dentistas, vigilantes e assistentes odontológicos. O atendimento noturno teve início em abril deste ano.

ORLA
A orla de Camaçari também foi beneficiada com o Terceiro Turno. No Posto de Saúde da Família (PSF) de Barra do Pojuca, o serviço ampliado começou em março deste ano, beneficiando cerca de 40 pessoas das 18h às 22h. São 14 pessoas atendidas pelo médico clínico, 10 pelo dentista e os atendimentos ambulatoriais.

No local, são realizados serviços de enfermagem como exame preventivo ginecológico, vacinação, nebulização, distribuição de medicamentos, entre outros. O atendimento conta com o apoio de 15 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, técnico de enfermagem, auxiliares de consultório e farmácia e recepcionista.

Foto: Nelinho Oliveira

UBS da Gleba B possui serviço odontológico nos três turnos -

Mais Notícias

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur e STT

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.