Artesãos participam de seletiva para aquisição de carteira profissional 

ASCOM
ASCOM
Publicado 11/10/2019 11:10:38

Arte nas mãos e esperança por dias melhores. Esse foi o sentimento das centenas de artesãos que participaram dos dois dias de seletiva para aquisição da Carteira Nacional do Artesão, realizada nos dias 9 e 10 de outubro, no auditório da Casa do Trabalho. Com o apoio da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Coordenação de Economia Solidária (Ecosol), a ação foi ministrada pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação Estadual do Fomento ao Artesanato.

Durante os dois dias, uma banca formada por profissionais de Salvador, examinou as peças de artesãos da sede e Costa de Camaçari. “Fizemos um trabalho de sensibilização, onde foram destacados os benefícios de possuir a carteira profissional, a importância da qualidade e acabamento das peças e a valorização de ter produtos artesanais que prezem pela identidade do local”, destacou o coordenador de Fomento do Artesanato da Bahia, Antônio Almeida, que acrescentou ainda: “Camaçari é um polo atrativo cultural que devemos ter grande respeito e nos sentirmos privilegiados por toda riqueza artística desse povo”, finalizou.

Com a emissão da carteira nacional, o profissional estará incluso no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, o que possibilita uma série de direitos, benefícios e incentivos, tais como participação de editais em todo o país, de feiras nacionais e internacionais, contribuição para a Previdência Social, isenção do ICMS e de notas fiscais e acesso facilitado ao microcrédito.

Residente em Barra do Jacuípe, a artesã Marina Cristina Brandão atua como artesã há 35 anos e foi uma das primeiras avaliadas pela curadoria. “Já tive a carteira quando morei em outro estado, mas fiz questão de participar dessa seletiva em Camaçari, para me inserir no campo profissional daqui”, afirmou Marina.

Avaliada no segundo dia, a artesã Adenísia Martins, moradora da sede, relatou sobre as expectativas em conseguir a Carteira Nacional do Artesão. “Atuo com arte em fuxicos há 7 anos e sentia a necessidade de me aprimorar. Com a notícia desse processo avaliativo em Camaçari, minha esperança em aperfeiçoar e ‘criar asas e voar’ aumentou, porque a carteira me dá um leque de oportunidades pra otimizar o meu trabalho”, comemorou ela.

O próximo passo será a solenidade da entrega das carteiras profissionais, em novembro, segundo destacou a coordenadora da pasta da Ecosol, Sineide Lopes. “Trazer a banca examinadora para Camaçari revela a importância de valorizar os artistas da terra, que antes estavam esquecidos ou escondidos no anonimato, e agora estão se movimentando e conseguindo ganhar fôlego a partir do trabalho de resgate cultural, econômico e identitário que o governo municipal vem realizando”, pontuou Sineide.

Slideshow | 4 fotos

Artesãos participam de seletiva para aquisição de carteira profissional 

 

Mais Notícias

Palestra Dança Cura antecede homenagens ao Dia da Mulher

Palestra Dança Cura antecede homenagens ao Dia da Mulher

Estádio municipal recebe partidas das copas da Integração e Seleção

Estádio municipal recebe partidas das copas da Integração e Seleção

Vistoria em transporte escolar encerra nesta sexta-feira

Vistoria em transporte escolar encerra nesta sexta-feira

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.