Artesãos de Camaçari terão acesso à carteira profissional

ASCOM
Publicado 07/10/2019 03:10:25

Nos dias 09 e 10 de outubro, no auditório da Casa do Trabalho, ocorrerá o Processo Seletivo para admissão da Carteira do Artesão. O documento é válido em todo Brasil e prevê uma série de vantagens para quem tem o artesanato como suporte profissional e de renda, em Camaçari.

A emissão da carteira é gratuita e será feita pelo Governo do Estado, através da Coordenação Estadual de Fomento ao Artesanato e com o suporte da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e Coordenação de Economia Solidária (ECOSOL).

No dia 9 de outubro, às 8h30, todos os artesãos interessados deverão comparecer à Casa do Trabalho, munidos dos documentos originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência, 02 fotos coloridas atuais 3×4, fotos do trabalho artesanal, 3 peças prontas para averiguação e 1 produto semi-pronto, para finalização “in loco” de sua habilidade perante a mesa julgadora.

Ainda no dia 9, pela tarde, a equipe avaliadora atenderá os artesãos da Costa de Camaçari e zona rural. Já no dia 10 de outubro, o processo seletivo será realizado com os artesãos residentes na sede do município.

A Carteira Nacional do Artesão é reconhecida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e possui uma série de benefícios, no qual o profissional passa a ter isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os produtos artesanais com emissão da Nota Fiscal; participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; gratuidade na participação de cursos e oficinas e acesso a incentivos fiscais.

Para quem precisa renovar o documento profissional, que possui validade de 4 anos, basta levar o comprovante de residência, a carteira vencida ou declaração de extravio e 02 fotos 3×4 colorida atualizada. Entretanto, para quem deseja trocar a modalidade da habilidade artística, precisará passar novamente pelo processo seletivo.

Respaldar, dar maior visibilidade e garantir os direitos dos artesãos do município são algumas das bandeiras levantadas pelo governo municipal. “Trazer a equipe técnica da Coordenação Estadual de Fomento ao Artesanato para atender os profissionais de Camaçari, foi uma conquista para o fortalecimento da categoria, que atua de forma ativa para economia criativa e o desenvolvimento identitário e cultural do município”, afirmou Sineide Lopes, gestora da Ecosol.

Foto: Ascom/PMC

Artesãos de Camaçari terão acesso à carteira profissional - Foto: Ascom/PMC

Mais Notícias

Distrito de Vila de Abrantes recebe mais de 100 novos braços de iluminação

Distrito de Vila de Abrantes recebe mais de 100 novos braços de ilu...

Governo autoriza circulação do transporte intermunicipal em Camaçari

Governo autoriza circulação do transporte intermunicipal em Camaçari

Sesau abre processo para castração de cães e gatos

Sesau abre processo para castração de cães e gatos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.