O abandono de animais domésticos causa riscos à população. A permanência deles nas ruas pode transmitir doenças, a exemplo da raiva, sarna e leishmaniose. Ainda podem ocorrer acidentes, como mordidas ou arranhões. Preocupados em garantir a saúde pública municipal, técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão recolhendo cães e gatos das ruas de Camaçari.
Os animais ficam alojados na unidade e posteriormente são encaminhados para adoção. A ação será intensificada nos bairros da Gleba E, Centro e Phocs 1, 2 e 3, onde existem maior incidência de abandono.
No intuito de reduzir a presença de cães e gatos nas ruas, a CCZ também tem buscado parcerias com organizações não-governamentais (Ongs) para tratamento e adoção.
O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Marcos Nogueira, apela à população para não abandonar os animais. A maioria é abandonada pelo proprietário, que por algum motivo resolveu se desfazer do bicho. É preciso que a comunidade entenda que criar um animal é algo para toda vida e de responsabilidade do dono, não do poder público.
Os interessados em adotar um animal de rua podem entrar em contato com o CCZ, através do telefone 3634-5743. O trabalho será realizado por tempo indeterminado na sede, orla e zona rural de Camaçari.
VACINAÇÃO
Nos próximos 15 dias, o CCZ realiza a segunda etapa da campanha de vacinação contra a raiva. A meta é vacinar 25 mil cães e 5 mil gatos em todo Município. Para intensificar a cobertura, a unidade realiza plantões todas as sextas-feiras, das 8h às 17h, nos postos da Piaçaveira, glebas B e E, Nova Aliança, Parafuso, Nova Vitória, Gravatá e Novo Horizonte.
O dono do animal também pode agendar a visita dos agentes através dos telefones (71) 3634-5743. Em caso de suspeita de raiva, o criador deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonozes.
Segundo dados do CCZ, Camaçari não registra casos da doença desde o primeiro trimestre de 2005. Na primeira etapa da campanha, realizada de abril a junho, foram vacinados mais de 30 mil cães e 11 mil gatos.

Animais soltos serão levados para o Centro de Zoonoses -