Americanos visitam estruturas da saúde do Município

Iwwa Agência
Publicado 18/03/2010 04:03:38

A experiência de sucesso na implantação dos serviços de Atenção Básica, em Camaçari, foi campo de pesquisa para quatro mestrandos do Programa em Saúde Global da Universidade de Nova York. A visita do grupo começou nesta quinta-feira (18/03), na Secretaria da Saúde (Sesau).

À tarde, os estudantes conhecem a estrutura e funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) do Phoc 3 e do distrito de Parafuso. O objetivo é avaliar o impacto da USF nas internações hospitalares, em menores de cinco anos. As três causas mais comuns de internação, segundo a pesquisa, são gastroenterite, asma e pneumonia bacteriana.

Toda catalogação de dados leva em consideração as condições sensíveis à atenção básica (situação sócio-econômica da população ou fatores que contribuam para propagação de doenças). Os americanos questionaram temas como, recursos dos PSF´s para crianças menores de cinco anos, maneiras que as famílias do município obtêm informações sobre atenção básica e as três causas mais comuns de internações.

“O que o Brasil está implantando em termo de atenção básica é muito difícil de fazer. A estrutura da equipe de Camaçari é boa e a concepção dos PSF e Unidades Básicas de Saúde (UBS`s) é excelente”, afirmam, em consenso, os estudantes.

Segundo adiretora municipal da atenção básica, Zulmira Guimarães, o PSF garante a promoção à saúde e prevenção às doenças. “O gestor que investe na saúde preventiva reduz as internações por condições sensíveis à atenção básica”, diz.

Para Zulmira Guimarães, a vinda dos mestrandos a Camaçari é um reconhecimento do serviço prestado pela Prefeitura. “O Município tem cobertura em todo território. Nos locais onde não existe USF e UBS, os pacientes são encaminhados para os Pronto-Atendimentos (PA`s) ou hospitais, caso necessário”, acrescenta a gestora.

Foto: Carol Garcia

Americanos conhecem os serviços de saúde do Município -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.