O prefeito Ademar Delgado entregou, na noite de terça-feira (11/02), 60 certificados e crachás para vendedores ambulantes de Monte Gordo e Guarajuba, que participaram do curso de qualificação básica, uma das ações do projeto de ordenamento do comercio informal do Município. Na ocasião, ele destacou que proporcionar o ordenamento dos ambulantes no Município “é importante, pois qualifica e padroniza os trabalhadores”.
Ao receber o certificado das mãos do gestor de Camaçari, o vendedor ambulante José Dias da Silva, de 57 anos, disse que é muito bom aprender coisas novas. “Trabalhamos diretamente com o povo e temos que tratar bem os nossos clientes. Este curso só veio acrescentar”, ressaltou o vendedor de sorvete natural, que trabalha no ramo há mais de 32 anos.
O curso de qualificação básica teve a finalidade de mostrar a forma correta de vender os produtos, através de palestras sobre relacionamento interpessoal, técnicas de vendas, de abordagem, de higiene no manuseio de alimentos, inglês, legislação e ordenamento municipal.
O ordenamento e a padronização dos ambulantes de Monte Gordo e Guarajuba foram realizados como piloto. Diante do sucesso, a qualificação será estendida para outras localidades da orla. Atualmente, a Prefeitura realiza o cadastramento dos ambulantes de Jauá, próxima localidade a ser contemplada com a iniciativa.
O projeto de ordenamento dos ambulantes foi realizado através da Serinter (Secretaria de Relações Internacionais), com apoio da ASCON (Associação de Condomínios de Guarajuba) e o INPAR (Instituto Paraíso de Apoio Sócio Ambiental).
A certificação contou com as presenças do secretário de Relações Internacionais, Francisco Franco, do subsecretário da Educação, Demétrius Moura, da coordenadora de Licenciamento e Fiscalização da Serinter, Luciana Belas, e do vereador Wilton de Ferrinho (SDD).