Agricultores podem se cadastrar no PAA até 30 de setembro

ASCOM
Publicado 16/09/2020 03:09:12

A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), segue ao longo deste mês de setembro com o cadastro dos agricultores do município de forma que continuem sendo contemplados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. Nesta quarta-feira (16/9), dona Maria Edna foi uma das primeiras trabalhadoras a efetuar sua inscrição na Coordenação de Agricultura, situada na Casa do Trabalho.

Para Edna, a participação da sua família no programa “representa muita coisa. Isso veio a calhar, pois os quem tem uma roça não tinha onde vender”, comentou acrescentando que o seu marido é responsável pelo plantio e colheita do aipim, banana, limão, abacate, pepino, feijão-verde, dentre outros alimentos na localidade de Mucugê, próximo à comunidade do Lodo em Barra do Pojuca.

O PAA tem como proposta efetuar a compra da produção agrícola dos trabalhadores rurais, dentre as quais de legumes, verduras, frutas e hortaliças. Os alimentos adquiridos são direcionados para as instituições não-governamentais cadastradas na cidade, por meio do Banco de Alimentos de Camaçari e instituições diretamente atendidas pela Sedap. Os cadastros tiveram início no dia 8 de setembro e o prazo para efetuar o procedimento vai até 30 do mesmo mês. Até o momento, aproximadamente 130 pessoas realizaram o cadastro.

Com as suas origens no setor rural e agrícola na cidade, Raquel de Jesus Carmo, 48 anos, também realizou hoje o seu cadastro junto à secretaria. Com o atendimento rápido e tranquilo, a produtora contou que vem sendo bem assistida pelo PAA e para ela o programa é muito importante. “A gente já conseguiu comprar algumas coisas depois que a gente começou a plantar e vender”, explicou.

De acordo com a equipe técnica da Sedap, foi realizado um planejamento estratégico para que não haja aglomeração e garantir todos os cuidados sanitários necessários durante o atendimento dos produtores rurais. Para tanto, foi separado os agricultores por microrregiões, que abriga um conjunto de localidades, a exemplo de Tiririca e Cancelas.

Cabe ressaltar que, para efetuar a inscrição é necessário que o cidadão apresente os seguintes documentos: original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência atualizado, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), além do extrato da DAP, NIS/PIS/PASESP e o código de cadastro na Secretaria da Fazenda (Sefaz) para que possam emitir a Nota Fiscal Avulsa.

A expectativa da Sedap é beneficiar 300 profissionais da agricultura familiar. Caso a secretaria não consiga atingir essa meta, uma logística está sendo estruturada para que os cadastros possam ser realizados nas associações. Desta forma, garantindo uma maior participação dos agricultores no programa. Em caso de dúvidas, o produtor tem à disposição para contato o telefone (71) 3622-7397. O atendimento no órgão acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30.

Mais Notícias

Prefeitura entrega Escola Denise Tavares totalmente requalificada

Prefeitura entrega Escola Denise Tavares totalmente requalificada

Secretaria de Habitação volta a realizar atendimento externo

Secretaria de Habitação volta a realizar atendimento externo

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.