Agentes Comunitários de Saúde completam 28 anos em Camaçari

ASCOM
Publicado 01/06/2020 01:06:12

Há 28 anos começou em Camaçari um dos programas de maior importância para o Sistema Único de Saúde (SUS), O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), responsável por levar o serviço de saúde pública a todos os cidadãos, principalmente os menos favorecidos. A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), parabeniza e agradece a cada Agente Comunitário de Saúde (ACS) pelo trabalho, de valor inestimável, que realizam em Camaçari.

Atualmente, 394 ACSs estão em atividade no município. Cada profissional é responsável diretamente pelo acompanhamento de 680 pessoas, segundo a portaria municipal, podendo chegar a 750 pessoas.

Ciente da importância da categoria para promoção da saúde da comunidade, a atual gestão, após anos de luta da categoria, promoveu algumas conquistas importantes para os agentes comunitários, como cadastramento informatizado das famílias e domicílios, com a entrega de 400 tablets; entrega do fardamento; participação da categoria no Planifica SUS; capacitação em doenças crônicas e saúde bucal para algumas unidades; acolhimento pedagógico; treinamento pra acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família; início do curso de formação técnica dos ACSs; e a tão sonhada e merecida regularização do piso salarial da categoria.

Entre as diversas atividades sob a responsabilidade dos ACSs está a de orientar as pessoas quanto aos serviços de saúde disponíveis na rede; cadastrar as famílias junto ao Ministério da Saúde; acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade; desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população; realizar atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nas residências e na comunidade.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de maio de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de maio de 2021

Vacina contra Covid segue apenas para idosos de 60 anos acima e pessoas com comorbidades a partir de 45 anos em Camaçari

Vacina contra Covid segue apenas para idosos de 60 anos acima e pes...

Nota da Sesau de Camaçari sobre nova variante da Covid-19 P.1 de Manaus

Nota da Sesau de Camaçari sobre nova variante da Covid-19 P.1 de Ma...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.