Açu da Capivara ganha abastecimento de água

ASCOM BOT
Publicado 27/06/2008 09:06:00

O abastecimento de água ficou mais fácil para os moradores de Açu da Capivara, povoado de Arempebe, com a construção de um poço artesiano. Durante a inauguração, realizada na tarde de quinta-feira (26/06), também foi entregue à Associação de Moradores Produaçu, que passou por reformas. As intervenções beneficiam cerca de 250 pessoas de 60 famílias.

O fornecimento de água é feito por um sistema formado por poço artesiano e caixa d`água localizada próximo às residências. A caixa tem capacidade de armazenamento de 10 mil litros, que escoa por duas torneiras.

Os moradores do local conviveram com a escassez de água potável por 13 anos. “Hoje o nosso sistema de abastecimento está ótimo. Tem água boa, farta e de qualidade para beber, cozinhar e fazer as coisas da casa. Até a produção dos alimentos ficou melhor”, afirma o agricultor José Paulo da Silva, 79 anos.

Além do poço artesiano, os moradores contam com uma nova associação que ganhou nova rede elétrica, forro, construção de novos espaços para atividades e banheiro. No local também funciona uma escola infantil para 22 alunos. Após a reforma, eles passaram a contar com uma estrutura mais confortável para assistir as aulas.

“Essa associação funciona há 12 anos e nunca teve paredes, apenas um forro de eternit. Quando chovia, meus filhos não vinham estudar porque molhava a sala inteira e isso era um prejuízo para o aprendizado. Hoje acho uma maravilha quando meus filhos chegam em casa e me contam uma novidade que aprenderam na escola”, desabafa Cristina Santos Sousa, mãe de Pierre Vinícius Sousa, de 8 anos, e Rebeca Sousa, 6 anos. “A sala arrumada me dá mais vontade de estudar”, acrescenta a pequena Rebeca Sousa.

Na oportunidade, o prefeito Luiz Caetano prometeu consertar o chafariz da região e garantiu ensino de qualidade às crianças que moram em Açu da Capivara. “Uma escola montada de forma adequada estimula a freqüência e o aprendizado dos alunos. A minha pretensão é construir uma boa unidade educacional aqui”.

Marcaram presença na inauguração, os secretários municipais do Saneamento (Sesan), Everaldo Siqueira, e da Agricultura e Pesca (Seap), Domingos Barbosa, vereadora Luiza Maia (PT) e líderes comunitários.

Foto: Nelinho Oliveira

Sistema armazena 10 mil litros e atende 60 famílias -

Mais Notícias

Camaçari fecha 2020 com superávit de R$ 61 Milhões

Camaçari fecha 2020 com superávit de R$ 61 Milhões

Secult oferta atendimento para comunidades da costa e zona rural

Secult oferta atendimento para comunidades da costa e zona rural

Decreto prorroga medidas restritivas em Camaçari

Decreto prorroga medidas restritivas em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.