Ações municipais aliam crescimento e ecologia

Iwwa Agência
Publicado 26/08/2008 12:08:54

Com a preocupação de aliar crescimento econômico com sustentabilidade, Camaçari desenvolve trabalhos na área de preservação do meio ambiente e garantia do espaço urbano com nova e eficiente legislação.

Os trabalhos incluem arborização, recuperação de vegetação e reflorestamento, campanhas educativas, limpeza e conservação de mangues, aprovação do Código Urbanístico Ambiental, criação do Conselho Municipal e Fundo do Meio Ambiente, entre outras.

As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan), por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, em parceria com outros órgãos e secretarias.

O programa de Arborização Urbana promove melhorias climática e paisagística. Para isso, é feito um estudo de que espécie de árvore se adequa melhor em cada rua, sem danificar o patrimônio público, como rede elétrica e esgotamento. Faz parte deste mesmo projeto, a recuperação do Anel Florestal, que abrange os bairros Mangueiral, Parque Florestal e Parque Satélite.

Já o Biomangue propõe a conscientização da população para a preservação do meio ambiente, visto que o manguezal apresenta um riquíssimo ecossistema, composto por uma grande variedade biológica.

O projeto de recuperação da vegetação do Morro da Manteiga, com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica e algumas espécies exóticas, contribui para a preservação do meio ambiente. Além disso, está prevista a revitalização do horto florestal, que não terá nenhuma árvore derrubada.

NOVIDADES
Outros projetos vão ser implementados até final do ano, como o Ecomangue do rio Joanes, o Biopraia – nova etapa do Biomangue no rio Jacuípe -, e o Ecopojuca do rio Pojuca. O objetivo é promover educação ambiental da população e preservar o ecossistema local.

Na área de conservação e melhorias ambientais, a novidade é a recuperação de áreas degradadas, com o objetivo de recompor a vegetação ripária (mata ciliar) e a recuperação de espaços públicos.
Todas as ações reforçam o meio ambiente e garantem espaços mais seguros e agradáveis à população, aliando crescimento econômico e preservação ambiental.

Foto: Nelinho Oliveira

Recuperação ambiental do morro da Manteiga vira modelo -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 7 de maio de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 7 de maio de 2021

Vacinação contra Covid continua neste sábado e avança de faixa etária

Vacinação contra Covid continua neste sábado e avança de faixa etária

Sedap faz nova entrega de sementes e adubos na zona rural

Sedap faz nova entrega de sementes e adubos na zona rural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.