As ações integradas de enfrentamento à covid-19 foram retomadas pela Prefeitura de Camaçari, nesta terça-feira (7/7). A iniciativa envolve a aplicação de teste rápido, distribuição de benefícios sociais e serviços de desinfecção, higienização ou sanitização e foi realizada na Gleba B, Fonte das Águas, em Arembepe, Cordoaria e Monte Gordo.
Os testes rápidos aplicados foram do tipo IGG/IGM, recém adquiridos pela prefeitura, com investimento de R$ 925 mil. Os atendimentos são de acordo aos critérios: pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde e de segurança, portadores de doenças crônicas sintomáticos, população economicamente ativa, de 15 a 59 anos, com sintomas, ou pessoas que tiveram contato com pacientes positivos.
O Secretário de Saúde, Luiz Duplat, explicou a iniciativa na perspectiva da pasta, “a aquisição desses testes proporcionou a retomada das ações integradas e com a realização poderemos identificar casos, além de saber a incidência dos positivos. O paciente quando é testado positivo é isolado e acompanhado pelos técnicos da Sesau, o monitoramento é feito por telefone, às vezes presencial, dependendo da evolução, fazendo o acompanhamento até a recuperação, que, geralmente, é após 14 dias”.
A atuação do social foi destacada pela secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Andréa Montenegro, “entramos com os benefícios, salientando que já passamos por aqui, fizemos todo o cadastramento das pessoas e hoje estamos nas entregas para as pessoas em vulnerabilidade, de Vale Cesta ou dos que compõe o programa Mão Amiga, a depender do estudo, pelo grupo familiar”. Ao todo, serão entregues 412 benefícios.
Os locais ainda recebem desinfecção, higienização ou sanitização dos equipamentos públicos onde há maior circulação de pessoas. A atuação em alguns espaços é com o pipa Jet, com hipoclorito de sódio, e em equipamentos menores com borrifadores e pulverizadores de água sanitária. O serviço é executado pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp). A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) também integra a iniciativa ordenando o trânsito na região.
Moradora da Gleba B, Vera Lúcia Santana, 44 anos, faz uma avaliação positiva da ação. “Um teste desses, nem todo mundo tem condições. A sociedade não está livre dessa doença, senti a garganta doendo, tive essa oportunidade e vim fazer. Estou muito satisfeita”. Na sede ainda foram distribuídas cerca de 500 máscaras pela Secretaria da Habitação (Sehab) e a titular da pasta, Vivian Angelim, falou sobre o trabalho “viemos contribuir na distribuição de máscaras e material informativo sobre os sintomas e forma de prevenção”.
A dona de casa da localidade de Fonte das Águas, Sonia Maria de Souza, 56 anos, está recebendo mensalmente um dos benefícios da Sedes, “acho ótimo. Chegou em boa hora, graças a Deus. Está sendo importantíssimo”.
As ações continuam sendo realizadas de acordo a uma programação, confira o calendário:
Distrito Sanitário da Sede – Todas iniciam a partir das 9h
10/7-Jardim Limoeiro II – no entorno da unidade de saúde
14/7- Camaçari de Dentro – no entorno da unidade de saúde
17/7- Gravatá – no entorno da unidade de saúde
21/7- Nova Aliança – no entorno da unidade de saúde
24/7- Renascer (Phoc) – no entorno da unidade de saúde
28/7- Nova Vitória – no entorno da unidade de saúde
31/7- Ponto Certo – no entorno da unidade de saúde
Distrito Sanitário de Abrantes – Todas iniciam a partir das 9h
7 a 9/7 – Abrigos de Idosos – Local: Nos abrigos do território de Abrantes
14/7 – Abrantes- Local: Praça da Matriz
16/7 – Catu de Abrantes- Local: Em frente à USF
21/7 – Arembepe – Local: Em frente à UBS
Distrito Sanitário de Monte Gordo – Todas iniciam a partir das 9h
9/7 – Barra do Pojuca – Local: Feira de Barra de Pojuca
14/7 – Cetrel – Local: Conjunto Residencial Caminho do Mar
16/7 – Barra do Jacuípe – Local: Em frente à escola Darcy Ribeiro
21/7 – Monte Gordo – Itaipu – Local: Em frente à Escola Municipal Prof.ª Marcelina Bispo da Silva
A atuação do social foi destacada pela secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Andréa Montenegro O Secretário de Saúde, Luiz Duplat, explicou a iniciativa na perspectiva da pasta A dona de casa da localidade de Fonte das Águas, Sonia Maria de Souza, 56 anos, está recebendo mensalmente um dos benefícios da Sedes Na sede ainda foram distribuídas cerca de 500 máscaras pela Secretaria da Habitação e a titular da pasta, Viviam Amorim, falou sobre o trabalho