Acesso Avançado nas unidades de saúde é tema de encontro

ASCOM
ASCOM
Publicado 08/02/2020 04:02:27

Com o objetivo de discutir o Acesso Avançado nas unidades de saúde da Atenção Básica, garantindo que a população seja atendida dentro dos princípios da saúde da família e com acolhimento humanizado, aconteceu no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), na tarde da sexta-feira (7/2), um encontro com médicos, odontólogos, coordenação de residentes, apoiadoras e diretoras dos Distritos Sanitários e Conselho Municipal de Saúde.

Durante o encontro, dirigido pelo subsecretário de Saúde, Luiz Duplat, os presentes discutiram o atual formato de atendimento e acesso aos serviços das unidades de saúde e como torná-lo mais humanizado e proativo. “Desde que assumimos a gestão, temos tido o cuidado de discutir e buscar melhorar os serviços. Pois, além das requalificações dos espaços físicos das unidades, precisamos requalificar o atendimento à população. E o prefeito tem sido enfático nisso”, afirma Luiz Duplat.

Para a diretora da Atenção Básica, Mary Nadja, tudo começa pelo acolhimento. “Numa unidade de saúde, todos os servidores são de fundamental importância no acolhimento da população. O bom serviço tem que começar pela recepção, até o atendimento médico. Esse protocolo de Acesso Avançado que Dr. Duplat está apresentando aqui hoje trará significativas melhoras no atendimento com certeza. Mas, é preciso que toda a equipe vista essa camisa. Pois, quem ganha é a população”.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa destacou a importância do encontro. “É como eu sempre falo em todas as reinaugurações das unidades de saúde. Tão importante quanto melhorar o espaço físico é melhorar o atendimento. E isso só acontecerá quando a equipe de saúde entender que humanizar o atendimento é garantir à população um atendimento digno e respeitoso. As pessoas muitas vezes chegam à unidade precisando apenas de alguém que tente ajudar a solucionar um problema ou lhe dê um direcionamento”.

Esse foi o primeiro de muitos encontros que acontecerão para implantação do Acesso Avançado. “O próximo encontro será com as equipes dos distritos sanitários. Depois as apoiadoras e diretoras dos distritos farão os encontros com as equipes das unidades de saúde, até a efetiva implantação do modelo”, finaliza Luiz Duplat.

Slideshow | 2 fotos

Acesso Avançado nas unidades de saúde é tema de encontro

Mais Notícias

Sedec dialoga com segmento empresarial e autoridades policiais por videoconferência

Sedec dialoga com segmento empresarial e autoridades policiais por ...

Materiais de construção e delivery podem funcionar

Materiais de construção e delivery podem funcionar

Farmácia do Povo 24h é inaugurada em Camaçari

Farmácia do Povo 24h é inaugurada em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.