Ação Pronasci Camaçari começa em março

ASCOM BOT
Publicado 15/01/2009 12:01:37

De forma inédita na Bahia, Camaçari realiza a seleção de bolsistas do Protejo, projeto que integra as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

A relação dos aprovados será publicada no dia 5 de fevereiro. O processo seletivo aconteceu nesta quinta-feira (15/01), na Escola Municipal Cosme de Farias.

A seleção foi feita pela coordenação do Pronasci de Camaçari, secretarias e equipe do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão do Governo da Bahia que coordena o projeto.

Segundo o consultor do IAT para o Protejo, Marcos Guimarães, Camaçari foi a primeira cidade do Estado a realizar a seleção dos bolsistas e a aula inaugural. “O Pronasci está em fase adiantada no Município”.

A aula inaugural acontece no dia 18 do próximo mês, com apresentação do projeto e descrição das atividades.

O Protejo deve começar a funcionar a partir de março, oferecendo oficinas de arte-educação na primeira etapa e cursos semi-profissionalizantes a partir de julho, quando inicia a segunda fase do projeto.

Os jovens terão aulas de música, dança, teatro, cinema, fotografia, informática e atividades esportivas.

Para A F S, candidato a uma das 100 vagas, o Protejo é uma nova oportunidade de aprendizado. “Caso seja aprovado, além de receber a bolsa vou praticar esportes, aprender informática e conhecer novas pessoas”, diz.

R O B, 18 anos, vê no projeto a possibilidade de iniciar um curso profissionalizante. “Estou ansiosa para saber o resultado da seleção. Sei que o Protejo pode me ajudar a enfrentar o mercado de trabalho”, aposta a estudante.

A coordenadora municipal do Pronasci, Selmária Matos, afirmou que a seleção do Protejo consolida a implantação do Programa e traz melhorias para Camaçari. “O Pronasci trata a segurança pública não apenas com o reaparelhamento das polícias, mas com políticas de apoio ao cidadão”.

O grupo de Hip Hop Família Street Favela, formado por alunos da escola estadual Adroaldo Ribeiro, de Salvador, também participou da cerimônia de abertura. Ainda estiveram presentes o secretário da Segurança Alimentar e Benefícios Sociais (Seabes), Antônio Souza, técnicos do Protejo e Alenate Conceição Franco, assistente social do Município.

O grupo de Hip Hop Família Street Favela, formado por alunos da escola estadual Adroaldo Ribeiro, de Salvador, também participou da cerimônia de abertura.

O Projeto vai contemplar 100 jovens dos Phocs 1, 2 e 3, bairros mapeados pelo governo federal para receber as ações do Pronasci. Os beneficiados têm entre 15 e 24 anos e estão em situação de violência e de vulnerabilidade social e criminal. O projeto é válido por um ano e prevê o pagamento de uma bolsa no valor de R$ 100.

Mais Notícias

Sefaz inicia distribuição de carnês do IPTU 2021

Sefaz inicia distribuição de carnês do IPTU 2021

Medidas restritivas são prorrogadas até o dia 15 de março

Medidas restritivas são prorrogadas até o dia 15 de março

Dados do Boletim Interativo da Covid já está atualizado

Dados do Boletim Interativo da Covid já está atualizado

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.